Mariana Kotscho
Busca
» SAÚDE DO HOMEM

Saúde dos homens: entenda a importância de realizar um check-up no início do ano

O urologista Dr. Thiago Tagliari destaca como a andrologia contribui para o bem-estar dos homens

Redação Publicado em 03/02/2023, às 06h00

É sempre bom estar em dia com os exames de saúde
É sempre bom estar em dia com os exames de saúde

Com o início de cada ano, é comum as pessoas criarem diversas listas com objetivos para o novo período, como economizar mais dinheiro, mudar de emprego e passar a cuidar melhor da saúde. Dessa forma, o urologista Dr. Thiago Tagliari destaca a importância dos homens que desejam uma nova perspectiva em relação ao próprio bem-estar e qualidade de vida realizarem um check-up médico.

Importantes ferramentas na detecção de possíveis alterações no organismo, os check-ups regulares auxiliam na prevenção de uma variedade de doenças ainda em estágios iniciais. Os exames também são imprescindíveis para o sucesso da maioria dos tratamentos. Estar em dia com a saúde ainda reduz os níveis de estresse, ansiedade e serve como estímulo para a realização de planos futuros”, comenta Dr. Thiago.

Diante desse cenário, o urologista destaca o papel fundamental da andrologia na vida dos homens, especialidade médica que lida com a saúde dessa parcela da população. “Assim como o ginecologista trata questões específicas das mulheres, os andrologistas lidam com a prevenção e tratamento de condições que afetam a sexualidade e fertilidade dos homens.”

Veja também 

O ramo da andrologia ainda trata de doenças da próstata, deficiência androgênica (quando os níveis de testosterona e de outros hormônios masculinos estão baixos) e até mesmo quadros de cálculo renal. “É recomendável que todos os homens, desde a adolescência, tenham o acompanhamento regular de um andrologista a fim de entender possíveis mudanças no funcionamento do organismo.”

Além do check-up de início de ano, o especialista também indica que se adote um estilo de vida saudável, com a realização regular de atividades físicas e o abandono de vícios danosos, como beber e fumar. “Assim, ao estimular uma prática diária de autocuidado, não apenas se potencializa a chance de não desenvolver doenças, mas também aumentam as perspectivas de cura e controle caso algum problema apareça.”