Mariana Kotscho
Busca
» SAÚDE DO HOMEM

Novembro Azul: data é alerta sobre a importância dos cuidados com a saúde masculina

O urologista Dr. Thiago Tagliari orienta sobre as principais formas de prevenção do câncer de próstata neste mês de novembro

Redação Publicado em 03/11/2022, às 06h57

Novembro é mês de prevenção do câncer de próstata - Arte: governo federal
Novembro é mês de prevenção do câncer de próstata - Arte: governo federal

Conhecida como Novembro Azul, a campanha de conscientização contra o câncer de próstata tem ganhado outros contornos nos últimos anos, a fim de não ser apenas uma data de orientação sobre as formas de prevenção contra a doença, mas também um alerta sobre a importância dos cuidados com a saúde masculina.

Segundo o urologista Dr. Thiago Tagliari a população masculina costuma ser mais negligente que a feminina no que diz respeito aos autocuidados essenciais para a manutenção da saúde. “A falta de atenção e prevenção contra possíveis doenças diminui, inclusive, a expectativa de vida dos homens, que ao nascer, encontra-se em 73,3 anos, segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para nível de comparação, as mulheres têm uma média de vida de 80,3 anos.”

No caso do câncer de próstata, causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias no Brasil – de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA) –, a única forma de garantir a cura é por meio do diagnóstico precoce. “Ou seja, mesmo na ausência de sintomas, é imprescindível que todos os homens, a partir dos 45 anos, mantenham consultas regulares com um urologista”, diz Dr. Thiago.

Veja também

Em estágio avançado, a doença possui sintomas mais aparentes, como dores ósseas, desconforto ao urinar, vontade de urinar com frequência e a presença de sangue na urina e/ou no sêmen. “Já os principais fatores de risco são a obesidade e o histórico familiar de câncer de próstata, seja em pai, irmão ou tio.”

Diante desse cenário, além do exame de próstata, é imprescindível que todo homem siga alguns cuidados básicos com a saúde, como a realização de hemogramas, a verificação regular da pressão arterial, dosagens de colesterol e glicemia, testes de urina, atualização da carteira vacinal e verificação do perímetro abdominal e do Índice de Massa Corpórea (IMC).

“É preciso mudar a percepção de que os homens não precisam cuidar da sua saúde e esse aspecto só irá se alterar quando o próprio corpo for priorizado por esta parcela da sociedade. Todo o organismo funciona melhor quando há uma rotina ativa e saudável, desde células até partes maiores como tecidos e órgãos vitais, portanto, quem cuida do corpo se sente melhor, mais proativo, bem-humorado e disposto”, reforça Dr. Thiago.