Abusou no carnaval? Especialista explica os riscos da combinação álcool e energéticos e orienta hábitos mais seguros
Redação Publicado em 05/03/2025, às 19h25
Com o Carnaval 2025, muitos foliões tiveram dias de festa e diversão. No entanto, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas combinado com energéticos pode representar riscos à saúde, especialmente ao coração. O cardiologista Dr. Raphael Boesche Guimarães faz um alerta sobre os efeitos dessa mistura no organismo.
"O energético tem substâncias estimulantes, como cafeína e taurina, que aceleram os batimentos cardíacos e aumentam a pressão arterial. Quando combinados com álcool, que tem efeito depressor no sistema nervoso central, o organismo pode sofrer uma sobrecarga, levando a arritmias e até complicações mais graves, como infarto e AVC", explica o especialista.
Além disso, o energético mascara os efeitos do álcool, fazendo com que a pessoa sinta menos cansaço e embriaguez. "Isso pode levar ao consumo exagerado de bebida alcoólica, já que a sensação de alerta se mantém, aumentando o risco de intoxicação e desidratação", acrescenta Dr. Raphael.
Para aproveitar o Carnaval e outras festas de forma segura, o cardiologista recomenda moderação no consumo de álcool e diz que é preciso evitar misturá-lo com energéticos.
"Hidratação é essencial. Intercalar água com as bebidas alcoólicas ajuda a reduzir os efeitos no organismo e protege o coração", orienta.
Quer incentivar este jornalismo sério e independente? Você pode patrocinar esta coluna ou o site como um todo. Escreva para contato@marianakotscho.com.br