Mariana Kotscho
Busca
» VERÃO

Inimigas do verão: hepatite e dengue podem ser vilãs nessa época do ano

A médica Ana Rachel Seni Rodrigues fala de prevenção contra hepatite e dengue

Redação Publicado em 14/01/2023, às 06h00

O mosquito da dengue
O mosquito da dengue

Com a chegada da estação mais quente do ano, além de um período de férias para muitas pessoas, alguns cuidados com a saúde inevitavelmente acabam sendo deixados de lado. Segundo a infectologista e clínica geral Dra. Ana Rachel Seni Rodrigues, o momento pede atenção redobrada, pois trata-se de uma época com muitas doenças que podem estragar o período de lazer, como a hepatite e a dengue.

“Geralmente, as pessoas estão mais atentas aos perigos da insolação, desidratação e até mesmo intoxicação alimentar, mas a dengue e a hepatite são ameaças reais e que merecem atenção. Nos casos de hepatite viral aguda (como A, B e C), a maioria dos pacientes apresenta poucos sintomas e a doença pode passar despercebida, mas é importante ficar atento a alguns sinais de alerta”, comenta Rodrigues.

Entre os principais sintomas estão a mialgia, que são dores musculares, náuseas, vômitos, dores de cabeça, febre, icterícia (pele mais amarelada), e a urina mais escura. No Brasil, mais de 70% (23.070) dos óbitos por hepatites virais são decorrentes da Hepatite C, seguido da Hepatite B (21,8%) e A (1,7%). Porém, durante o verão, o maior contato com o meio ambiente, aglomeração de pessoas e precariedade na conservação da água e dos alimentos contribuem para uma maior incidência de hepatite tipo A.

Veja também

A Dra. Ana Rachel também alerta que em relação à dengue, os sintomas podem ser facilmente confundidos com os da gripe. “Assim, ao apresentar quadros de febre acima de 39°C, com duração máxima de sete dias, além de sintomas como cefaleia, erupções cutâneas, abatimento físico, dor ao redor dos olhos, dores intensas pelo corpo e nas articulações, o paciente deverá procurar atendimento médico, especialmente se tiver realizado viagem nos últimos 14 dias.”

Para a prevenção, contudo, a especialista aconselha o uso recorrente de repelente, manter a saída da caixa d’água tampada, limpar o pote de água do seu animal de estimação, manter garrafas com a boca para baixo, assim como as lixeiras bem tampadas e limpar semanalmente as vasilhas de plantas são alguns dos principais cuidados contra o vírus da dengue.

Já no caso da Hepatite A, é importante verificar se a vacina contra a doença está atualizada e priorizar a manutenção de bons hábitos de higiene ao evitar alimentos crus, dando preferência por alimentos cozidos ou grelhados, e ao beber somente água potável. “Tendo em vista que o verão deve ser uma época de lazer, mas sem abandonar o autocuidado, é possível curtir todas as possibilidades proporcionadas pela estação com muita saúde e bem-estar”, comenta Dra. Ana Rachel.