Pernambuco reafirma seu compromisso com a alfabetização de qualidade, transformando a leitura em um processo eficaz e duradouro
Redação Publicado em 03/08/2025, às 12h00
Pernambuco tem demonstrado que incentivar a leitura desde os primeiros anos escolares é uma das estratégias mais eficazes para garantir a alfabetização na idade certa. Por meio de projetos que aproximam livros, famílias e escolas, o estado tem transformado a leitura em um hábito diário e prazeroso, resultando em avanços concretos na aprendizagem das crianças.
Entre as iniciativas de destaque estão os projetos "Maleta da Leitura" e "Estante Mágica", desenvolvidos em escolas da rede pública, como a Escola José Jorge de Farias Sales e a Escola Municipal Sérgio de Brito Cavalcanti. Essas ações têm mobilizado professores, gestores, estudantes e familiares em uma missão coletiva: transformar o ato de ler em um hábito prazeroso, cotidiano e formador.
Quando estimulada desde os primeiros anos do Ensino Fundamental, a leitura torna-se um caminho eficaz para o desenvolvimento da fluência, da compreensão e da autonomia dos estudantes, pilares essenciais para que aprendam a ler e escrever com qualidade.
Na Escola José Jorge de Farias Sales, o ano de 2024 marcou um avanço significativo na alfabetização das crianças do 2º ano. O projeto "Maleta da Leitura" criou oportunidades para que os livros ultrapassassem os limites da sala de aula, promovendo momentos de leitura compartilhada entre os alunos e seus familiares.
Além do incentivo à leitura em casa, a iniciativa incorporou ferramentas pedagógicas inovadoras, como o "Mural de Análise de Leitura", que utiliza cores para representar o nível de fluência de cada estudante. Esse recurso visual funciona como diagnóstico, estratégia de intervenção e motivação.
“Com o projeto, conseguimos levar o hábito de ler para dentro das casas, envolvendo toda a família no processo de alfabetização. Isso fortaleceu o vínculo entre escola e comunidade e fez com que as crianças enxergassem a leitura como algo prazeroso e significativo”, destaca o coordenador René Câmara, da José Jorge.
Os resultados foram expressivos. A proficiência média dos estudantes saltou de 465 pontos, em 2023, para 499 pontos, em 2024, com um crescimento de 34 pontos. Outro dado significativo é que 41% dos alunos atingiram o nível desejável de leitura e a taxa de participação nas avaliações chegou a 96%, demonstrando o forte engajamento da comunidade escolar.
Essa evolução evidencia o impacto positivo das ações realizadas e se consolida como exemplo de boas práticas para redes de ensino em todo o Brasil.
Outro projeto de destaque é o "Estante Mágica", voltado para turmas do 1º ano da Escola Municipal Sérgio de Brito Cavalcanti. A iniciativa, desenvolvida com o apoio da plataforma digital "Estante Mágica", estimulou os alunos a se tornarem autores dos próprios livros.
Com a participação ativa das famílias e o envolvimento da equipe escolar, os estudantes vivenciaram todas as etapas do processo: leitura, escrita, revisão e, por fim, o simbólico dia do autógrafo, que reforçou o protagonismo infantil.
O projeto gerou avanços não apenas na leitura e na escrita, mas também no senso de autoria, na autoestima e na criatividade das crianças.
“Eles passaram a ver a leitura não como obrigação, mas como uma porta de entrada para um mundo mágico que eles também podem criar”, destaca a professora Roberta Carla Mendes Holanda, da Escola Municipal Sérgio de Brito Cavalcanti.
As experiências bem-sucedidas do estado serão apresentadas no Seminário Nacional pela Alfabetização, que acontecerá nos dias 6 e 7 de agosto, em Fortaleza (CE). O evento reunirá especialistas, gestores e lideranças para discutir estratégias e políticas públicas que assegurem a alfabetização de todas as crianças brasileiras na idade adequada.
O encontro é promovido pela Aliança pela Alfabetização, formada pela Associação Bem Comum, Fundação Lemann e Instituto Natura, com a parceria do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) e tem como objetivo central promover debates e reflexões sobre temas atuais relacionados à alfabetização de crianças na idade adequada.
O seminário reforça a importância do incentivo à leitura como base para a alfabetização, articulando formação docente, avaliação e mobilização social para o fortalecimento da educação básica em todo o país.
Os projetos desenvolvidos em Pernambuco mostram que o incentivo à leitura não é apenas um complemento à alfabetização, é uma estratégia central para transformá-la em um processo eficaz, real e duradouro.
Com essa abordagem, Pernambuco reafirma seu compromisso de garantir que todas as crianças aprendam a ler e escrever no tempo certo, construindo um futuro melhor por meio da educação.
Data: 06 e 07 de Agosto (quarta e quinta-feira)
Horário: de 9h às 17h (horário de Brasília)
Local: Gran Mareiro Hotel (Fortaleza/CE)
Inscrições para transmissão online: acesse aqui.