Mariana Kotscho
Busca
» SAÚDE DA MULHER

Medica explica como o canabidiol pode ajudar mulheres que sofrem com sintomas da menopausa

Alívio dos sintomas da menopausa com o canabidiol: uma abordagem integrativa para promover o bem-estar feminino durante essa transição importante da vida

Redação* Publicado em 19/07/2024, às 06h00

O canabidiol pode melhorar o sono durante a menopausa, oferecendo alívio para mulheres que está enfrentando essa fase de mudanças
O canabidiol pode melhorar o sono durante a menopausa, oferecendo alívio para mulheres que está enfrentando essa fase de mudanças

A menopausa é uma etapa natural na vida das mulheres, marcada pelo final dos ciclos menstruais e pela queda nos níveis hormonais, principalmente do estrogênio e da progesterona. Essa mudança hormonal pode trazer uma variedade de sintomas desconfortáveis, como ondas de calor, suores noturnos, irritabilidade, distúrbios do sono, secura vaginal e até mesmo uma maior predisposição a doenças ósseas e cardíacas.

Segundo a médica e estudiosa da canabis para fins medicinais, Beatriz Jacob Milani, o sistema endocanabinoide está envolvido na regulação de diversas funções fisiológicas, por isso, a cannabis que interage com esse sistema possui propriedades que podem ajudar as mulheres aliviando alguns sintomas da menopausa.

Veja também

Beatriz explica que o canabidiol tem propriedade analgésica, o que pode ser útil para mulheres que sofrem de dores musculares ou articulares relacionadas à menopausa. Além disso, a utilização dele pode melhorar a qualidade do sono, já que a insônia e a fragmentação do sono são sintomas comuns da menopausa.

A ansiedade e depressão são sintomas que também podem aparecer na vida das mulheres nessa fase da vida. Já que a instabilidade hormonal pode levar a mudanças de humor. “O CBD tem sido pesquisado por suas propriedades calmantes, podendo ser benéfico para esses sintomas” relata a estudiosa na área.

Veja também

A médica alerta que para usar a cannabis para tratar sintomas da menopausa é essencial consultar um médico prescritor de canabinoides e discutir a melhor forma de tratamento. “O tratamento da menopausa é uma jornada pessoal, e uma abordagem integrativa que inclui alimentação, exercícios, apoio emocional e, quando necessário, tratamentos médicos, pode ser a melhor maneira de lidar com essa fase da vida”, finaliza Beatriz.