Políticas públicas em educação são fundamentais para o desenvolvimento do país
Redação Publicado em 05/08/2024, às 06h00
Organizado por Stephen J. Ball e Jefferson Mainardes, a obra Pesquisa em Políticas Educacionais: debates contemporâneos, lançada pela Cortez Editora, explora pontos importantes da área na atualidade. Os autores levam em consideração redes políticas, etnografia de redes, perspectivas teórico-epistemológicas na pesquisa em Política Educacional, a análise de políticas educacionais contemporâneas, políticas educacionais globais, agenciamento de políticas, nova gestão pública, populismo autoritário, políticas educacionais conservadoras, ético-ontoepistemologia e a pesquisa em Política Educacional.
É comum, sendo um estudo da área de Ciências Sociais, que as pesquisas de Políticas Educacionais constituam um campo confuso, diverso e complexo. Os pesquisadores acompanham o desenvolvimento de políticas que procuram definir o que significa ser educado, determinam quem terá acesso e a que tipo de educação. Há o outro lado, que problematiza a área de estudo, levantando questionamentos e dúvidas.
O livro conta com a participação de 11 autores brasileiros e 09 estrangeiros (Argentina, Portugal, Inglaterra, País de Gales, Austrália e Estados Unidos). A obra tem o intuito de oferecer novos insights e compreensões sobre os complexos fenômenos da pesquisa de Política Educacionais, afinal, com a crescente internacionalização e privatização da educação, é de suma importância novas ferramentas e métodos para compreender como a Política Educacional e a governança pública são criadas e colocadas em ação na contemporaneidade. São questões atuais, relevantes e necessárias para ampliar a “caixa de ferramentas” dos pesquisadores do campo.
Dividido em 3 partes (Redes políticas, Perspectivas teórico-epistemológicas e a pesquisa de políticas e Análise de políticas contemporâneas) e com 14 capítulos, a obra traz textos assinados por: ALICE CASIMIRO LOPES, CAMILA COSTA GIGANTE, CÉSAR TELLO, DALILA ANDRADE OLIVEIRA, ELIZABETH MACEDO, ENEIDA OTO SHIROMA, FÁTIMA ANTUNES, GARY L. ANDERSON, IANA GOMES DE LIMA, JORGE GOROSTIAGA, LUÍS ARMANDO GANDIN, MARINA AVELAR, MÁRIO LUIZ NEVES DE AZEVEDO, PABLO PASTORE, SALLY POWER, SUSAN L. ROBERTSON, TEBEJE MOLLA, THIAGO RANNIERY.
Professor emérito de Sociologia da Educação da University College London/Institute of Education. Co-fundador do Journal of Education Policy. Professor convidado da University of Copenhagen. Membro eleito da British Academy. Membro Honorário da Society of Educational Studies. É consultor do Journal of Education Policy.
Professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Mestre em Educação pela UNICAMP e Doutor em Educação pelo University College London UCL/Institute of Education (Londres). Bolsista de Produtividade em Pesquisa – CNPq. Foi co-diretor da Red Latinoamericana de Estudos Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa (ReLePe) de 2012 a 2019. É editor da revista Práxis Educativa e da Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa. Coordenador da Comissão de Ética em Pesquisa e Integridade da ANPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação)
Com 44 anos de atuação e sempre comprometida com a Educação de todos, atualmente, a Cortez Editora possui em seu catálogo cerca de 1.200 títulos, assinados por renomados especialistas nacionais, traduções de autores consagrados internacionalmente e também obras de novos intelectuais. Sua linha infantojuvenil tem ganhado prêmios de destaque nos âmbitos nacional e internacional.
Livro: Pesquisa em Políticas Educacionais: debates contemporâneos
Organizadores: Stephen J. Ball e Jefferson Mainardes
Páginas: 480
Preço: 105,00