O especialista em implantodontia, Dr. Bruno Segnini, orienta sobre o bruxismo e os principais tratamentos para quem range os dentes
Redação Publicado em 23/09/2022, às 06h00
Celebrado anualmente em 23 de setembro, o Dia de Combate ao Estresse tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de trabalhar hábitos saudáveis que evitem esta situação tão prejudicial ao organismo. Segundo o especialista em implantodontia Dr. Bruno Segnini, o estresse pode atuar diretamente no favorecimento de casos de bruxismo, consciente ou inconscientemente.
As fortes tensões emocionais, problemas familiares, crises existenciais, quadros de ansiedade, depressão, medo ou até mesmo o temor diante de provas escolares ou prática de esportes competitivos podem ocasionar o surgimento do problema”, explica Dr. Bruno.
O Especialista também comenta que a ansiedade tem sido o fator emocional mais estudado, pois o bruxismo é tido como uma resposta de escape para esta condição, uma vez que a cavidade bucal possui um forte reflexo de situações afetivas. “Entre as principais consequências estão o desgaste ou fratura de dentes que ajudam a proteger o sistema mastigatório, ou seja, a sobrecarga de dentes posteriores (coroas) com forças em sentido inadequado, muitas vezes com os danos se estendendo, inclusive, para a região da raiz.”
Embora não haja cura para o bruxismo, Segnini destaca que é possível manter a condição sob controle, desde que seja adotado um tratamento com abordagem multidisciplinar, ou seja, que conte com o auxílio de outros profissionais da saúde para identificar as causas dos momentos de aperto ou ranger dos dentes.
“Este controle pode ser atingido através do uso de toxinas botulínicas para limitar a ação muscular e assim controlar a força exercida, além do uso de placas oclusais, que possuem a função de proteger os dentes. Nos casos em que houver perda dentária por fratura, sem possibilidade de salvação do dente, a extração e consequente colocação de implantes são indicadas”, diz Dr. Bruno.
Para o especialista, os implantes são uma necessidade para muitas pessoas que perdem ou danificam os dentes devido às consequências do bruxismo, pois ao restabelecer os dentes posteriores, o paciente elimina a sobrecarga da região articular, já que o organismo tende a jogar os alimentos para a região onde houver dentes, neste caso, os dentes da frente, fazendo com que a mandíbula faça um movimento anterior na articulação durante a mastigação.
Tratar o estresse e suas consequências, como o bruxismo, são uma medida importante para todos que lidam este problema, afinal, dentes danificados ou fraturados são um incomodo que ninguém deve enfrentar para sempre, pois afetam consideravelmente a qualidade de vida, causando dificuldades de mastigação, baixa de autoestima e até mesmo problemas na fala. Logo, na primeira constatação de quaisquer sintomas, a recomendação é procurar ajuda com um médico especializado”, orienta Dr. Bruno.