Mariana Kotscho
Busca
» EDUCAÇÃO

No dia 6 de Maio é comemorado o dia nacional da matemática

Professor de matemática cria uma nova versão do Sudoku, jogo japonês

Prof Fábio Aparecido* Publicado em 06/05/2024, às 06h00

Conheça uma nova forma de jogar Sudoku
Conheça uma nova forma de jogar Sudoku

No dia 6 de maio é comemorado o dia nacional da matemática em homenagem ao matemático e escritor Júlio César de Mello e Souza, mais conhecido como Malba Tahan.

Como professor de matemática gosto de atividades que envolvam os alunos e ao mesmo tempo coloque a matemática numa maneira simples e prazerosa utilizando sempre como base as habilidades da leitura, interpretação, concentração e raciocínio lógico.

Num determinado momento da minha carreira comecei a estudar a criação de um jogo que envolvesse os princípios do Sudoku, mas que tivesse algum atrativo e fundamento matemático.

Foi aí que surgiu a ideia deste jogo que no início era de tabuleiro e em seguida passou no formato de resolução na folha.

O sudoku para quem não conhece trabalha os números de 1 até 9 sem repetição e você completa os valores que estão faltando.

Já no jogo que desenvolvi, trabalha os números de 1 até 9 sem repetição e as somas das linhas e colunas tem como resultados os valores em negrito.

Veja também

Exemplo:

Exemplo jogo

Conforme a regra o jogador tem que completar os números que estão faltando e ao mesmo tempo as somas das linhas e colunas tem como resultado os valores em negrito.

Assista a este vídeo explicativo 

O jogo está disponível no link

O jogo é indicado a partir de 6 anos.

Aproveite para jogar, participe, aprenda, isso ajuda na valorização da criança e do adolescente.

Não esqueça de colocar o seu depoimento aqui, ele é muito importante para nós e aproveite deixe uma sugestão de tema para os próximos artigos.

“Um abraço e sucesso nos seus desafios!”

*Professor Fábio Aparecido  é licenciado, bacharel, especialista em Matemática, professor do Centro Paula Souza e na SEDUC-SP. Seus projetos foram mencionados pelo MEC (Ministério da Educação) por 3 anos.