Mariana Kotscho
Busca
» MATERNIDADE

Mães cansadas: como oferecer suporte nos desafios do esgotamento materno

Muitas vezes uma rede de apoio para auxiliar mães pode ser uma boa forma de reduzir o esgotamento materno

Desirée da Cruz Cassado* Publicado em 23/05/2023, às 06h00

Muitas vezes, as mulheres enfrentam uma jornada dupla sozinhas
Muitas vezes, as mulheres enfrentam uma jornada dupla sozinhas

A maternidade é uma das experiências mais enriquecedoras da vida de uma mulher, mas também pode ser extremamente cansativa e desafiadora. A pesquisa "Mommys e Saúde Mental", realizada em 2022, revelou que quase metade das mães entrevistadas (49,1%) sentem-se em um limbo emocional. Quando questionadas sobre a própria saúde mental, a maioria (cerca de 62,7%) relatou sentir-se sobrecarregada e cansada. Além disso, um estudo da Universidade Federal de São Paulo apontou que cerca de 30% das mães brasileiras sofrem de burnout materno.

É inegável que as mulheres têm enfrentado com dificuldade a injusta pressão para equilibrar as demandas da família, do trabalho e da vida pessoal. O esgotamento materno tem um impacto significativo na saúde mental e física das mães, assim como na criação e no desenvolvimento emocional e social dos filhos. Por isso, é fundamental que as mães se libertem da culpa e tenham acesso a uma rede de apoio sólida e confiável para ajudá-las a enfrentar os desafios da maternidade.

Pensando na importância de construir uma rede de apoio confiável, o Boticário, enquanto marca que se propõe a falar sobre temas relevantes, abordou o tema de exaustão materna neste Dia das Mães. Como uma das frentes de campanha, abriu uma conversa necessária com as pessoas que podem ser rede de apoio e, em parceria conosco, do The School of Life, criou conteúdos de qualidade direcionados a esse público. A rede de apoio é um grupo de pessoas que oferece suporte emocional e prático para as mães, ajudando-as a enfrentar os desafios da maternidade. Esse grupo pode incluir familiares, amigos, vizinhos, colegas de trabalho, empresas parceiras e profissionais de saúde.

Existem diversas formas de participar dessa jornada, e todos nós podemos ajudar com atitudes simples:

1. Esteja presente

Demonstre interesse e disponibilidade para conversar com a mãe e ajudá-la nas tarefas do dia a dia. Às vezes, apenas a presença de alguém que se importa pode fazer toda a diferença para essa mulher.

Veja também 

2. Ofereça ajuda sem julgamentos

Demonstre disposição para ouvir e aconselhar. Ajude com as tarefas domésticas, nos cuidados com as crianças ou no suporte aos jovens.

3.Incentive o autocuidado

Muitas vezes, as mães esquecem de cuidar de si mesmas enquanto cuidam de seus filhos. Incentive e dê suporte prático para que essa mulher possa tirar um tempo para si mesma, seja para um encontro com amigos, uma caminhada, uma consulta médica ou um momento de meditação.

4. Esteja disponível para conversar e ajudar a tomar decisões

Às vezes, uma mãe precisa de alguém para conversar e dividir angústias. Esteja disponível para ouvir, sem julgamentos, e ofereça conselhos quando for solicitado.

Ao se tornar uma rede de apoio para uma mãe, você está dando um passo fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e equilibrada; está contribuindo para a valorização e o reconhecimento do papel das mães na criação dos filhos e para a redução do estigma em torno do esgotamento materno. Mais do que isso, está fazendo a diferença na vida de uma família inteira, ajudando a garantir que cada criança cresça em um ambiente de amor, cuidado e respeito.

Então, vamos juntos criar uma comunidade de apoio e cuidado em que todas as mães possam contar com a ajuda que precisam para enfrentar os desafios da maternidade.

*Desirée da Cruz Cassado é psicóloga, formada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), especialista em Terapia Comportamental pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Terapias Contextuales pelo Instituto ACT de Madrid, na Espanha.