Evento é gratuito e tem por objetivo encontrar boas estratégias de prevenção à violência em instituições escolares
Redação Publicado em 09/09/2023, às 06h00
A violência no âmbito escolar é uma preocupação crescente que exige atenção e ações imediatas. Nos últimos anos, a sociedade brasileira foi chocada por diferentes ataques a alunos, professores e demais profissionais da educação. Segundo dados do Instituto Sou da Paz, divulgados em maio deste ano, o primeiro ataque a escolas de que se tem notícia no Brasil ocorreu 21 anos atrás e, desde então, houve outros 23 casos parecidos. No total, os episódios fizeram 137 vítimas, 92 vítimas não fatais e 45 pessoas morreram.
A escola deve ser ambiente privilegiado de aprendizagem e de desenvolvimento integral dos estudantes, mas muitas vezes torna-se palco de conflitos, intimidação, agressão e ataques violentos. No entanto, enfrentar a violência escolar não é apenas uma responsabilidade das escolas, mas também da sociedade em geral. Desta forma, com o intuito de promover escolas mais seguras e inclusivas, onde a violência seja reduzida e a convivência positiva seja incentivada, o vereador Professor Eliseu Gabriel (PSB) realiza no próximo 11 de setembro o seminário “A violência no âmbito escolar: Construindo caminhos para a convivência positiva”. O evento é gratuito e acontece das 13h às 17h, no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo.
É imperativo que as famílias, os meios de comunicação, autoridades e as organizações estejam envolvidos na criação de um ambiente que rejeite a violência e valorize o respeito mútuo. Por isso, estamos organizando esse seminário para facilitar o debate e buscar explorar estratégias de prevenção e de como lidar com a violência nesse ambiente que deve ser de conhecimento e principalmente acolhimento”, comentou o vereador Eliseu Gabriel, promotor do evento.
Participam das discussões ao lado de Eliseu Gabriel a doutora em Educação, Telma Vinha (Unicamp); Cesar Callegari, presidente do Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada; Rogério Gonçalves da Silva, diretor da Divisão de Gestão Democrática e Programas Intersecretariais da Secretaria Municipal de Educação, e Azuaite Martins de França, vice-presidente do Centro do Professorado Paulista (CPP).
“Nosso intuito é sensibilizar os participantes para a importância de abordar a violência nas escolas, fomentar a troca de experiências e boas práticas entre profissionais da Educação, alunos e demais interessados”, justifica Eliseu. O vereador ainda acrescenta que o seminário resultará na criação de políticas públicas e programas escolares que promovam a convivência positiva e o respeito mútuo.
O público-alvo do evento inclui profissionais da Educação, estudantes, grêmios e integrantes das Comissões de Mediação de Conflitos da Secretaria Municipal de Educação.