Especialista em gestão educacional reflete sobre o papel fundamental da educação como agente formador em nossa sociedade
Redação Publicado em 28/04/2023, às 06h00
Mesmo que haja um consenso da importância da educação presente no imaginário brasileiro, nem todos vivenciam as discussões acerca do assunto na amplitude necessária. É fato também que, ao se tratar da formação de indivíduos, uma solução real em qualquer sociedade para pensar os desafios, dificuldades e pontos positivos deve contemplar a esfera educacional e, principalmente, a educação básica.
Portanto, exatamente com a proposta de dar visibilidade para esse tema tão importante e urgente que é comemorado o Dia da Educação no dia 28 de abril em nosso país. Com o objetivo de engajar cada vez mais a população e fortalecer a causa, a data comemorativa sempre impulsiona alguma pauta para uma posição de destaque, para que as reflexões da área não sejam destinadas apenas aos gestores educacionais e especialistas, mas sim a todo Brasil.
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), durante o período escolar, os estudantes devem receber a formação comum necessária para o exercício da cidadania e para progressão nos estudos posteriores. Em outras palavras, a educação no Brasil deve garantir uma formação humana integral que contemple as mais diversas dimensões da vida, por exemplo: a intelectual, corporal, cultural, afetiva, social, ética, moral, estética e simbólica, ampliando o repertório de linguagens, saberes e habilidades dos estudantes.
Arthur Buzatto, CEO da Vereda Educação, entende que o intuito da educação é promover a formação dos estudantes pensando em um desenvolvimento pleno e sua contribuição para o mundo, “A educação básica tem a missão de promover a formação e desenvolvimento humano dos estudantes de forma global, para que eles sejam capazes de construir uma sociedade mais justa, ética, responsável, inclusiva e democrática, conforme preconiza a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)".
Em sua escola, ele enfatiza que o desenvolvimento do aluno é feito em diferentes perspectivas, “Na Escola Vereda, baseamo-nos em dois propósitos: a preparação do estudante para sua realização pessoal e profissional, reconhecendo seus interesses, talentos e objetivos, e o desenvolvimento desse estudante para que impacte positivamente na construção do coletivo”.
Nessa discussão, é importante lembrar o papel dos educadores na mediação do processo de aprendizagem, proporcionando aos estudantes oportunidades de construir representações críticas sobre o entorno, as informações, objetos culturais e fenômenos naturais que os cercam. Além disso, o docente é um assegurador desse processo do estudante, desenvolvendo aplicabilidades como perguntar, ouvir hipóteses dos estudantes, estimular pesquisa, compartilhamento de saberes e propostas de atividades de fixação e aprofundamento.
“O papel do docente também inclui ser um pesquisador e investigador, refletindo constantemente sobre sua prática, sempre com objetivo de desenvolver estudantes que pensem de forma autônoma, mediando assim o processo de ensino e aprendizagem”, aponta Buzatto.
Outro fator essencial em uma formação de qualidade é garantir que o pensamento crítico dos estudantes surja naturalmente à medida que os estudantes aprendem a lidar com diferentes pontos de vista e percepções, amparados por um processo de ensino e aprendizagem conduzido pelos professores. Esse processo é complementado pelo acesso à informação e desenvolvimento dos saberes ao longo dos anos de ensino básico.
“Na Vereda, estimulamos o pensamento crítico e criativo dos estudantes, por meio de uma sala de aula que valoriza o contexto provocativo e o desenvolvimento de habilidades, como questionamento, produção de hipóteses, orientação de pesquisa e compartilhamento de saberes”, afirma o gestor. “O resultado é um estudante mais crítico, criativo e capaz de aplicar essas habilidades não apenas em seu desempenho acadêmico, mas também em sua vida pessoal e na sociedade”.
Com 5 anos de atuação, a Escola Vereda oferece formação do Ensino Fundamental I ao Ensino Médio nas unidades de Santo André, São Bernardo do Campo e Mooca. Ela se destaca por ofertar educação integral, através de um planejamento pedagógico minucioso, construído com intencionalidade pedagógica, permitindo assim o foco no protagonismo do estudante e na construção do conhecimento, de maneira alinhada à BNCC, por meio do desenvolvimento dos conteúdos, das habilidades cognitivas, habilidades socioemocionais e habilidades para a vida, resultando na formação das competências necessárias para o século XXI. Tudo isso com um ticket médio competitivo, com o objetivo de oferecer um ensino de qualidade acessível.