As olimpíadas do conhecimento despertam o prazer de aprender e fortalecem habilidades socioemocionais
Bárbara Murakawa* Publicado em 23/10/2025, às 06h00
As olímpiadas do conhecimento no Brasil estão se consolidando como uma ferramenta importante para o aprendizado e a formação integral dos estudantes, promovendo o interesse por diversas áreas do saber e habilidades essenciais como pensamento crítico e trabalho em equipe.
Essas competições são impulsionadas por iniciativas como clubes científicos e parcerias com universidades, além de capacitação para professores, que preparam os alunos para eventos como a Canguru de Matemática e a Olímpiada Brasileira de Astronomia.
Os resultados são evidentes, com escolas como a Start Anglo Bilingue School conquistando 38 medalhas de ouro em 2025, e a participação em olímpiadas contribuindo para o desenvolvimento de competências socioemocionais e oportunidades acadêmicas futuras para os estudantes.
As olímpiadas do conhecimento vêm conquistando cada vez mais espaço no Brasil como instrumento de incentivo ao aprendizado e à formação integral de estudantes. Para além da competição, a “cultura olímpica” no ambiente escolar ajuda a despertar o interesse por diferentes áreas do saber e a estimular o hábito de desafiar continuamente.
O impacto dessas iniciativas vai além do conteúdo curricular, já que nessas competições os alunos desenvolvem habilidades essenciais como pensamento crítico, resolução de problemas, comunicação e trabalho em equipe.
A prática é favorecida por estratégias como clubes científicos, competições internas, projetos interdisciplinares e parcerias com universidades. Professores também recebem capacitação para orientar as turmas em olímpiadas nacionais, como a Canguru de Matemática e a Olímpiada Brasileira de Astronomia (OBA).
Além da experiência acadêmica, a participação pode trazer retornos futuros, tendo em vista que os estudantes ampliam a rede de contatos, conquistam reconhecimento acadêmico e, em alguns casos, conseguem ingressar em universidades por meio de premiações, dentro e fora do país.
Os resultados alcançados pela modalidade podem ser significativos, por exemplo, na Start Anglo Bilingue School, em 2025, os alunos da rede já somam 38 medalhas de ouro, 98 de prata e 314 de bronze em diferentes competições. Na unidade de São José do Rio Preto, 15 estudantes foram aprovados para a segunda fase da Olímpiada Nacional de Ciências (ONC), índice considerado o maior da cidade.
A cultura olimpíada é mais do que o desempenho individual: o maior legado está no fortalecimento de competências socioemocionais. A participação em olímpiadas contribui para formar pessoas mais preparadas, conscientes e capazes de enfrentar os desafios do mundo real.
*Bárbara Murakawa é formada em Letras pelo Centro universitário Ibero-americano, com especialização em Língua Inglesa pela PUC-Rio e possui mais de 10 anos de experiência no segmento de educação.
Quer incentivar este jornalismo sério e independente? Você pode patrocinar uma coluna ou o site como um todo. Entre em contato com o site clicando aqui.