Mariana Kotscho
Busca
» LITERATURA INFANTIL

Livros para celebrar o Dia dos Avós: “O dia em que minha avó envelheceu” e “Avôs e Avós”

Conheça a história do Dia dos Avós e livros infantis que retratam a relação com os netos

Redação* Publicado em 26/07/2024, às 06h00

26 de julho é celebrado o Dia dos Avós
26 de julho é celebrado o Dia dos Avós

No Dia dos Avós, 26 de julho, a Cortez Editora, com um catálogo extenso de cerca de 1.400 obras, celebra a relação entre avós e netos com o livro O dia em que minha avó envelheceu, de Lúcia Fidalgo com ilustrações de Veruschka Guerra.

A história baseia-se em uma menina, que vai contando o distanciamento da avó diante do mundo e das suas lembranças e esquecimentos na vida cotidiana das duas, em uma prosa regada de memórias, faltas e saudades.

Veja também

Já a obra Avôs e Avós, de Nelson Albissú e Andréa Vilela, com ilustrações de Mirella Spinelli, trata do relacionamento de netos e avós, em uma troca de experiências e brincadeiras que fortalece a relação familiar.

O livro transmite o conhecimento sobre os antepassados e o respeito por suas origens incutem na criança confiança na vida e aceitação da morte como parte de um ciclo vital.

Sobre o Dia dos Avós

O dia das avós é comemorado dia 26 de julho, por ser o mesmo dia de Santa Ana e São Joaquim, os avós de Jesus Cristo. Sua origem é portuguesa e tem como objetivo homenagear e agradecer toda a consideração e carinho dos avós com os seus netos.

A data foi instituída pelo Papa Francisco em 2021 e tem como tema “na velhice, não me abandones”. Isso porque a senhora Ana Elisa Couto (1926-2007), conhecida como Dona Aninhas, tinha 6 netos e durante quase 20 anos reivindicou a Igreja uma data comemorativa para os avós.

Assim, o Dia dos Avós, celebrado em 26 de julho, além de ser uma homenagem religiosa, tornou-se uma importante ocasião para reconhecer e valorizar o papel dos avós na vida familiar.