O médico Kald Abdallah, apresentador do podcast Conexão Sapiens, nos traz mais uma bela reflexão sobre o desafio que é nossa existência
Kald Abdallah* Publicado em 03/09/2024, às 06h00
Otavio é um engenheiro brilhante de 31 anos e trabalha em uma multinacional, ele tem excelentes qualificações, atualmente liderando um grupo de engenheiros coordenando a implementação de vários projetos no interior de São Paulo.
No trabalho, Otávio tem a reputação de ser muito inteligente e tecnicamente bem capacitado, porém cultiva um ambiente competitivo e tem dificuldade de reter talentos, recentemente perdeu mais uma engenheira que deixou a companhia. Ele não sabe receber críticas, frequentemente fica na defensiva, está recebendo suporte do RH para o desenvolvimento como líder.
A queixa mais comum das pessoas que reportam para ele é que ele não escuta e tem dificuldade de reconhecer que está errado, seus pares o consideram muito competitivo. A chefe dele é uma líder brilhante renomada na área e foi recrutada recentemente, ela não o conhecia e está trabalhando para desenvolver a capacidade de colaboração do Otavio, porém acredita que ele não confia nela.
Otávio se sente isolado o que contribuiu para aumentar a ansiedade e a competitividade dele, pois acredita que está sendo perseguido no trabalho por ser muito inteligente. Na vida pessoal, está casado há 3 anos e a esposa reclama da falta de intimidade e diálogo. Otávio tem poucos amigos que jogam futebol com ele e acabam sentados num bar bebendo cerveja. Ele não tem intimidade com nenhum dos amigos, que satirizam uns aos outros e competem entre si. Várias vezes Otávio chegou em casa bêbado.
Nos momentos em que ele não está trabalhando, ele gasta bastante tempo nas mídias sociais, gosta de jogar vídeo game e assistir jogos de futebol. Otávio não conseguiu construir uma relação mais íntima com a família da esposa, com uma relação superficial e formal com todos. Ele foi educado em uma família católica, porém não prática nenhuma uma religião atualmente, também não prática nenhuma atividade física além dos jogos de futebol eventuais.
Pedro é um engenheiro de 32 anos que trabalha na mesma firma que Otávio, calmo, confiante e sempre muito presente. Pedro é muito respeitado dentro da companhia, seu time está se desenvolvendo bem e alguns estão sendo considerados para promoções. Todos no time admiram e respeitam o trabalho do chefe, eles se reúnem sempre e conhecem as famílias um dos outros.
O time é formado por um grupo de 6 homens e 4 mulheres, onde todos se sentem respeitados e ouvidos, porém sabem que Pedro é minucioso quando necessário e mantém expectativas altas de responsabilidade e qualidade. Ele é muito cuidadoso para manter um ambiente colaborativo, pois apesar de ser sempre gentil, é firme quando necessário. Todos se sentem muito a vontade de falar o que pensam, pois o chefe não entra na defensiva.
Uma característica bem evidente no trabalho é que Pedro faz muitas perguntas e escuta as respostas com paciência, busca entender cada aspecto com cuidado, conversando, explorando ideias e perspectivas diferentes, isto cria um ambiente de muita transparência nas atividades de todos dentro do time, além de estimular a criatividade e a qualidade.
O chefe do Pedro o considera um grande talento e está trabalhando no desenvolvimento dele para a próxima posição executiva. A capacidade de liderar colaborações produtivas e criativas combinada com a habilidade de desenvolver pessoas chamou a atenção dos líderes da empresa para o talento dele.
Pedro se casou há 4 anos e mantém uma relação íntima e saudável com a esposa, pois são grandes amigos e conversam abertamente, sem medo de se mostrarem vulneráveis um para o outro. Eles se conheceram praticando ioga há muitos anos e continuam esta prática juntos, Pedro adora a ioga pois sente que o ajuda a se conectar com o corpo, reduz a ansiedade, além de ser um grande exercício físico.
A esposa do Pedro é veterinária e adora animais, ambos colaboram como voluntários em atividades relacionadas a um abrigo de animais da região, onde fizeram vários amigos. O casal conversa bastante a respeito da importância dos amigos de infância e estimulam um ao outro a cultivar estes amigos.
Apesar da esposa não ser religiosa, Pedro vai à missa todo domingo, onde mantém vários amigos de longa duração com atividades voluntárias na igreja. A relação do Pedro com a família da esposa é excelente devido a paciência e respeito que ele sempre demonstrou por todos.
A esposa é muito grata ao marido pois tem consciência de que a família dela é difícil às vezes. Pedro tem uma relação de amizade muito grande com o irmão e é frequentemente consultado por amigos e colegas de trabalho para dar conselhos pessoais ou profissionais.
Estes exemplos fictícios ilustram 2 pessoas em pontos extremos, Pedro cultiva uma cognição moral disciplinada, está em sintonia com o corpo, se sente conectado espiritualmente através da sua prática religiosa, mantém relações íntimas e significativas em uma vida social rica com a família, a esposa e os amigos, sabe desenvolver um ambiente de colaboração rico e produtivo, participa de várias iniciativas como voluntário em uma rede de colaboração ampla. Ele cuida de si mesmo enquanto cuida das outras pessoas, ou seja, equilibrando o auto e alocuidado. Pedro está em sintonia com os fundamentos da natureza humana, conectado e em equilíbrio com o sistema ao seu redor.
Otávio não tem uma conexão de qualidade em nenhum dos principais aspectos do sistema ao seu redor. Sua socialidade é superficial e medíocre, com uma reputação ruim. Ele não sabe colaborar pois não consegue enxergar a perspectiva das pessoas ao seu redor. O fracasso na habilidade da colaboração se reflete no seu comportamento competitivo e paranoico.
Considerando que ele se sente isolado, não é de se surpreender que suas preocupações se tornem cada vez mais egocêntricas, não permitindo que ele desenvolva uma cognição moral ou dedique tempo para cuidar do bem-estar das outras pessoas. Criar um ambiente competitivo com a sensação de que está sendo perseguido irá gerar um círculo vicioso de comportamento, no qual Otávio se isola porque está com medo e está com medo porque se isolou.
O isolamento e o medo o fazem entrar no modo sobrevivência, como se o ambiente estivesse contra ele. Otávio está perdido e isolado, cego para o panorama sistêmico. Hoje não discutirei a fundo ações para melhorar o equilíbrio sistêmico, porém gostaria de destacar duas ações que poderiam ter um efeito sistémico significativo na vida do Otávio:
Cultivar um relacionamento profundo e íntimo com uma pessoa honesta, sincera e bem desenvolvida com uma visão panorâmica. Pode ser um amigo, a esposa ou até um colega de trabalho.
Desenvolver a capacidade de ouvir e entender a perspectiva das outras pessoas refinando, a capacidade de metacognição e flexibilidade cognitiva. Ou seja, aprender a ouvir comparando perspectivas diferentes e pronto para mudar de direção e de opinião quando necessário.
Estas 2 ações podem ter um efeito dominó com consequências positivas em todo o sistema ao redor do Otavio. Porém este desafio é muito difícil, o problema que ele está enfrentando é invisível aos seus olhos pois ele não consegue enxergar o sistema, a perspectiva dele é limitada.
No episódio 08 discuti em mais profundidade o desafio do Otavio. Meu nome é Kald Abdallah, sou paranaense, cresci numa cidade pequena no norte do Paraná chamada Borrazópolis. Eu sou médico formado pela Universidade Estadual de Londrina (minha querida UEL). Fiz residência e doutorado na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, pós-doutorado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Harvard, em Boston nos EUA. Já trabalhei na prática clínica, como professor de medicina, executivo e pesquisador.
Há 23 anos me dedico a luta contra o câncer, nos últimos 17 anos morando e trabalhando aqui nos EUA. Recentemente, comecei um projeto que tem sido uma verdadeira paixão para mim: o Conexão Sapiens – A ciência desvendando você! É um podcast que busca ir além das estórias passageiras, oferecendo uma exploração profunda e duradoura com o objetivo de sintetizar a ciência no apoio a sua jornada de crescimento social, pessoal e cognitivo. Esta síntese é o resultado de mais de 2 décadas de estudo.
Convido você a participar dessa jornada de crescimento social, pessoal e cognitivo comigo!
Por favor divulgue e para ouvir o podcast, acesse uma das plataformas abaixo:
Amor Materno: a pedra fundamental da sociedade
A corrida imita a vida (e vice versa)
Saber colaborar, a chave do sucesso e da felicidade!
A jornada que deveríamos parar de procrastinar
Conheça o podcast Conexão Sapiens, apresentado pelo médico Kald Abdallah