A empresária Esther Gawendo, 47 anos: uma mulher à frente do maior evento de arte na pele do mundo, o Tattoo Week
Redação Publicado em 01/11/2024, às 06h00
A Tattoo Week, o maior evento de tatuagem do mundo e a Tattoo do Bem, braço social da instituição, anunciam 600 vagas e inscrições abertas para cursos gratuitos de tatuagem e body piercing (500 vagas para piercing e 100 para tatuagem) voltados somente para jovens das favelas da capital de São Paulo e região metropolitana. Esta iniciativa oferece oportunidades a jovens talentosos, capacitando-os não apenas como artistas, mas também como potenciais empreendedores, contribuindo assim para a geração de renda para suas famílias.
Os cursos serão realizados na semana da Tattoo Week São Paulo, que acontece dias 15, 16 e 17 de novembro, no Expo Center Norte. A iniciativa conta com o apoio da CUFA Brasilândia - Central Única das Favelas, que agrega mais de 700 favelas na cidade de São Paulo.
“Este projeto nos enche de orgulho, pois o jovem de favela só precisa de oportunidade para crescer e evoluir. Estes cursos gratuitos podem transformar avida de muitos e de suas famílias”, acredita Luis Augusto Lima da Silva, presidente da entidade.
Segundo Ana Carolina de Oliveira Barberino, vice-presidente da Cufa Brasilândia, somente nesta região da cidade moram mais de 1 milhão de pessoas em favelas. “Dar oportunidade de geração de renda é a forma mais efetiva de promover melhorias na vida dessas pessoas”, avalia.
Ao longo dos anos, a tatuagem evoluiu de um símbolo tribal para uma forma de expressão pessoal, cultural e artística. Além da sua importância cultural, as tatuagens desempenham um papel econômico muito importante, empregando milhares de artistas e contribuindo para movimentar uma extensa cadeia produtiva da indústria e do comércio voltados ao setor.
Segundo Esther Gawendo, diretora- executiva da Tattoo Week, o crescimento do segmento é um dos maiores da economia e tem ultrapassado 25% ao ano segundo o SEBRAE.
Para Enio Conte, idealizador da Tattoo Week, o evento reconhece a importância de capacitar novos profissionais para atender a demanda do mercado. ”O cursogratuito não apenas promove a arte da tatuagem e do body piercing, mas também estimula o desenvolvimento do empreendedorismo, preparando os jovens para entrar com sucesso nesse setor promissor”, avalia.
As inscrições para o curso seguem abertas enquanto houver vagas, oferecendo uma oportunidade única para aqueles que desejam iniciar ou aprimorar suas habilidades no universo da tatuagem e do body piercing.
“A Tattoo Week reafirma seu compromisso de promover a arte, a educação e o empreendedorismo, destacando seu papel importante de transformação e inclusão social’’, destaca Alan Spadone, CEO da Tattoo Week.
A empresária Esther Gawendo, 47 anos, coordena toda a operação das empresas da família Tattoo Week, com a tranquilidade e a paciência que a experiência como mãe de sete filhos e avó de 9 netos lhe deu.
Cuida de cada detalhe administrativo e operacional do maior evento do mundo, a Tattoo Week São Paulo, que realiza mês que vem na cidade a sua 12ª edição.
E, ao mesmo tempo, já prepara a realização da 12ª Tattoo Week Rio, que acontece no terceiro fim de semana de janeiro na cidade maravilhosa. Este ano o grupo acaba de comprar a Tattoo Week que será realizada no Empire State, em Nova York. E o planejamento dos próximos anos é crescer, levando a Tattoo Week para as principais capitais brasileiras, Europa e Américas.
Com tanto trabalho e responsabilidades, Esther consegue ainda dedicar alguns dias para passar com seus netos e filhos. Aliás, a empresa familiar agrega a Klan Tattoo, quatro estúdios de tatuagem e piercing; a Fantasy (loja de equipamentos para o segmento); Mega Piercing (venda de piercing em loja física e online) euma escola de tatuagem e piercing. Tudo está dentro de uma holding familiar.
Ano passado admitiam um sócio na Tattoo Week, Alan Spadone, atualmente CEO da Tattoo Week.
O maior diferencial da Tattoo Week é o cuidado que Esther promove com as crianças e com as ações sociais. “A Tattoo Week é um evento para a família. Por isso temos toda estrutura para que os pais levem seus filhos. Contamos com espaço kids, atrações que podem atrair os pequenos e uma extensa praça de alimentação”, destaca.
No quesito ações sociais Gawendo vai mais longe. É tradição na Tattoo Week arrecadar alimento não perecível para doar para ONGs como a Casa de Davi e outras. Anualmente, as entidades levam mais de 20 toneladas de alimentos.
Focada em oferecer arte com objetivo de inclusão e autoestima, Esther criou o projeto de micropigmentação gratuita de sobrancelhas e mamas para mulheres com câncer. Toda edição do evento, centenas de mulheres saem às lágrimas do estande da Tattoo do Bem.
Também oferece gratuitamente tatuagens de segurança para pacientes crônicos como diabéticos, pessoas com alergias ou pressão alta. A doença fica marcada no corpo por uma tatuagem, evitando transtornos caso a pessoa desmaie na rua, por exemplo. “Com a tatuagem, o socorrista sabe que não pode dar glicose para um diabético”, explica Gawendo. “Assim podemos salvar vidas”, conclui.