Mariana Kotscho
Busca
» CUIDADOS AO VIAJAR

Risco grave: viajar com os pés no painel do carro pode causar lesões fatais

Especialista alerta para os cuidados com a postura no carro durante as viagens de final de ano

Redação Publicado em 29/12/2023, às 06h00

Ter uma boa postura no carro pode salvar a sua vida
Ter uma boa postura no carro pode salvar a sua vida

Com as férias de janeiro chegando, muitas famílias embarcam em viagens e aventuras de carro durante o período livre do trabalho, contudo, o ortopedista Dr. Diógenes Machado alerta contra o mal hábito de alguns passageiros de apoiar os pés no painel do carro, pois além de ser uma péssima posição postural, caso ocorra um acidente, as consequências podem ser fatais.

“Ao viajar com os pés e as pernas dessa maneira, o quadril permanece em uma posição de flexão, logo, na possível ocorrência de impacto do veículo, pode ocorrer deslocamento da articulação e fraturas, com graves consequências e, em alguns casos, até mesmo limitações de movimentos de forma permanente”, diz Dr. Diógenes.

O especialista relembra ainda que o impacto do veículo é apenas uma das características que influencia as consequências do acidente. “As pessoas tendem a esquecer que embora o airbag ofereça proteção, ele também atinge velocidades próximas aos 300 km/h quando é disparado, o que em uma postura normal já causaria lesões. Portanto, nas situações em que os pés estão em cima do painel, as repercussões podem ser fatais”.

Veja também 

Diante desse cenário, Dr. Diógenes alerta que as pessoas sempre se atentem a forma como mantém posicionados os membros, e o corpo em sua totalidade, durante viagens de carro, especialmente as de longa duração.

“O ideal é ajustar o banco, o cinto de segurança e evitar deixar os braços pendurados no encosto da porta por muito tempo, além, é claro, de nunca retirar os pés do assoalho. Realizar paradas e alongamentos a cada uma ou duas horas de viagem também é fundamental. Lembre-se: sua segurança e bem-estar devem sempre estar em primeiro lugar”, diz o ortopedista.