Mariana Kotscho
Busca
» CUIDADOS COM OS OLHOS

Período de férias demanda cuidado redobrado com os olhos das crianças

A oftalmologista Ana Carolina Porto Bugalho fornece dicas para preservar os olhos dos pequenos

Redação* Publicado em 09/12/2023, às 06h00

As férias escolares demandam atenção redobrada dos pais no que diz respeito aos cuidados com os olhos
As férias escolares demandam atenção redobrada dos pais no que diz respeito aos cuidados com os olhos

Conhecida como a época do ano mais desejada pelas crianças, as férias escolares demandam atenção redobrada dos pais no que diz respeito aos cuidados com os olhos. Segundo a oftalmologista Ana Carolina Porto Bugalho, os pequenos podem e devem se divertir ao máximo, mas é preciso que estejam protegidos do sol, principalmente em praias e piscinas, e que também façam uso apropriado e regulado dos dispositivos eletrônicos.

“Por se tratar de uma fase da vida em que a visão ainda está em formação, o uso de óculos escuros em ambientes com grande exposição solar é imprescindível para bloquear a entrada dos raios e proteger a retina. Os olhos também podem ser protegidos com o uso de bonés, chapéus ou outros acessórios que impeçam a luz direta”, comenta Ana Carolina.

Em praias e piscinas, a especialista destaca os cuidados com a areia e o cloro, pois o contato com esses elementos, especialmente no rosto, pode causar irritação e até mesmo a transmissão de bactérias. “Portanto, além da proteção contra o sol, o ideal é instruir as crianças quanto aos riscos da areia e, no caso de bebês de colo, evitar o contato direto com o chão. Nas piscinas, a dica é que as crianças maiores usem óculos de natação e não abram os olhos embaixo da água”.

Veja também

Cuidados em casa

As férias também demandam atenção com o tempo que as crianças passam em frente às telas eletrônicas. “Existem casos de jovens que ultrapassam as horas que alguns adultos trabalham em frente a um computador, por exemplo. Logo, os pais devem regular quando e como os menores utilizam os dispositivos, pois o uso excessivo pode acarretar problemas como miopia, além de ser um fator deteriorador da retina”, diz Ana Carolina.

A oftalmologista também recomenda que os pais sempre incentivem as brincadeiras ao ar livre, pois mantém as crianças afastadas das telas e contribui para a prática de atividades físicas e até mesmo a socialização. “Lembrando que crianças e adolescentes não devem, em nenhuma hipótese, passar a noite jogando ou em frente à TV, sob o risco de deterioração das células cerebrais, queda no rendimento, insônia e, no longo prazo, possíveis quadros de depressão e ansiedade”.

Por isso, é preciso atenção e cuidados redobrados durante os períodos livres como as férias, para que os pequenos cresçam saudáveis, conscientes e com a visão preservada. “Já nas situações em que houver irritação, vermelhidão, vista embaçada ou quaisquer outros sinais ou sintomas que afetem os olhos, a recomendação é que os pais procurem um oftalmologista e nunca apliquem nenhuma substância no local sem a devida indicação médica”, orienta Ana Carolina.