Mariana Kotscho
Busca
» SEGURANÇA DIGITAL

Especialista ensina como garantir a segurança das crianças na internet.

O ambiente na internet e os riscos associados: exposição a conteúdos inadequados, interações com estranhos, privacidade e uso excessivo de tecnologia

Redação Publicado em 21/12/2023, às 06h00

A segurança no uso de aplicativos por crianças é uma preocupação importante
A segurança no uso de aplicativos por crianças é uma preocupação importante

Bruna Dias, especialista em Computação Aplicada à Educação do grupo inglês Sandbox Group, marca detentora de mais de 18 produtos de educativos, de entretenimento e aprendizagem, fala que para garantir a segurança das crianças atrás das telas é importante seguir as dicas:

Consciência dos pais e responsáveis sobre quais são os aplicativos usados pelas crianças: “Escolher os aplicativos apropriados para a idade é fundamental, por isso, o Playkids+ é dividido por idade, assim, os pais sabem exatamente que dentro da faixa etária a criança somente verá aquilo que é adequado para a idade dela”, fala Bruna.  

Educação sobre segurança online: Ensinar crianças sobre os perigos online, como compartilhar informações pessoais, interagir com estranhos e acessar conteúdos inapropriados é fundamental. “Além disso, contar com aplicativos educativos e informativos é fundamental para que elas saibam como agir em situações desconfortáveis ou suspeitas”, alerta a especialista.  

Veja também

Configuração de privacidade: “Verificar as configurações de privacidade dos aplicativos ajuda a garantir que informações pessoais das crianças não sejam compartilhadas sem consentimento. O PlayKids+ tem essa preocupação de permitir que a configuração de privacidade seja devidamente apropriada”, comenta Bruna.  

Atualizações e avaliações: Manter os aplicativos atualizados garante que as atualizações façam as correções de segurança. Além disso, é importante verificar regularmente os aplicativos instalados e desinstalar aqueles que não são mais adequados para a idade da criança ou que representam riscos.

Bruna reforça que ao implementar essas diretrizes e se manter envolvido na vida digital das crianças, os pais podem ajudar a garantir um ambiente mais seguro e saudável para o uso de aplicativos por parte delas.