Mariana Kotscho
Busca
» ESTÉTICA

Qual o equilíbrio nos procedimentos estéticos e quais seus benefícios além da estética?

A dentista Sheila Furtado discute a importância do equilíbrio em procedimentos estéticos para um resultado natural e eficaz

Redação Publicado em 11/03/2025, às 06h00

Existe limite para procedimentos estéticos?
Existe limite para procedimentos estéticos?

Em tempos de bizarrices estéticas na tentativa de manter a eterna juventude, especialmente na face, a dentista, especializada em procedimentos estéticos, Dra. Sheila Furtado, atenta para a necessidade do equilíbrio e explica que estes fazem parte de uma construção e devem ser muito bem acompanhados pelo profissional.

De acordo com ela, as toxinas botulínicas, entre as quais se destaca o ‘famoso’ Botox, são indicadas para paralisar a musculatura e assim eliminar as rugas de expressão e diminuir gradativamente as rugas estáticas, que são aquelas que aparecem quando o rosto está sem expressão nenhuma.

Mas, ela ressalta que também são importantes aliadas na correção do sorriso gengival, por exemplo. Além disso, podem ser utilizadas na diminuição do tamanho do masseter, que é um músculo quadrangular localizado na bochecha e responsável por elevar a mandíbula, sendo um dos principais músculos da mastigação. Nesse procedimento específico acontece a afinação do rosto quando ele é muito quadrado.

Veja também

Em seu consultório, a profissional trabalha com as toxinas botulínicas, além do preenchimento, sempre com ácido hialurônico, bioestimuladores de colágeno e fios. De acordo com ela, cada qual com sua indicação e ressaltando sempre o não exagero. “Fazer um bioestimulador duas vezes por ano, o ‘Botox’ de duas ou três vezes por ano, o preenchimento em manutenção, de acordo com o que achar necessário, sempre sem exagero. Hoje em dia se fala muito em gerenciar o envelhecimento, mas a intenção não deve ser mudar o rosto, não é pra ficar bizarro”, destaca.

Dra Sheila conta que a aplicação das toxinas botulínicas, que diminuem a expressão facial, é bastante efetiva para a cefaléia e que, inclusive, há aplicações especificamente para esse fim.

Em relação às contraindicações desses procedimentos, a dentista explica que apenas com as toxinas elas devem ser observadas, devido a determinadas alergias do paciente, como ao ovo, à lactose, para escolher o produto correto a ser utilizado. “O preenchimento não tem contraindicação. A contraindicação é só o exagero mesmo”, afirma.

A dentista cita os fios, utilizados na estimulação de colágeno para promover uma ‘levantada’ geral no rosto, além da aplicação do ‘botox’ para uma levantada na pontinha do nariz, entre outros benefícios dos procedimentos.

Dra Sheila Furtado alerta que o resultado da toxina não é imediato, o resultado final é no 15º dia, durando efetivamente de 60 até 120 dias, tendo seu efeito diminuído gradualmente. “Importante atentar que o procedimento só pode ser repetido 120 dias depois do anterior”, alerta.

O preenchimento é geralmente utilizado no aumento de lábio, ângulo de mandíbula, por exemplo, fazendo nesse caso o contrário da diminuição do masseter. A profissional cita também os MD Codes, uma técnica de mapeamento facial que utiliza pontos de injeção para preenchimentos faciais. A sigla MD Codes significa "Medical Codes" (Códigos Médicos), que aumenta a maçã do rosto e diminui o famoso bigode chinês.

Para concluir, a dentista afirma que não tem problemas com exageros em seu consultório e que, até hoje, os pacientes que atendeu entenderam justamente o fato de ser uma construção e nunca pediram que nada fora do comum fosse feito, obtendo assim resultados naturais e efetivos.

Quer anunciar neste site para que ele continue fazendo um jornalismo independente? Escreva para o instagram @marianakotscho