Confira algumas práticas que ajudam a transforma a viagem em um ato de cuidado próprio, com as comunidades locais e com o planeta
Redação Publicado em 31/12/2024, às 06h00
Com a chegada do verão e das férias, o Instituto Aupaba traz dicas práticas para os viajantes que querem ser mais sustentáveis Em tempos de cidades com superpopulação e muito turismo predatório, a consciência do impacto do turismo ganha destaque, impulsionando a busca por experiências que transcendam o convencional.
“O ‘turista consciente’ pode emergir como um agente de transformação, reconhecendo a responsabilidade de suas escolhas durante as viagens”, garante Luciana De Lamare, presidente do Instituto Aupaba, ONG que atua como um hub de projetos voltados para o turismo regenerativo.
“Pode parecer simples, mas pequenas atitudes podem fazer toda a diferença. Uma escolha mais consciente e sustentável contribui, não apenas para o destino visitado, mas também para a experiência pessoal de quem viaja. Esse é o nosso convite aos viajantes”, reforça De Lamare.
O Instituto Aupaba (do Tupi-guarani “terra de origem”) é uma organização não governamental e sem fins lucrativos que nasce em 2023 como um hub de projetos dedicados a ações e iniciativas de impacto voltadas para o aprimoramento social, ambiental e cultural do território.
De maneira criativa, inovadora e enxuta, desenvolve projetos e também oferece expertise na elaboração e execução de programas ambientais, culturais e educacionais que visem apoiar o desenvolvimento local onde o turismo pode ser um instrumento de transformação social e econômica.
Sob a presidência de Luciana De Lamare, cofundadora e profissional com mais de 20 anos de experiência no setor de turismo, o Instituto Aupaba destaca-se por sua governança transparente, idônea e dinâmica. Seu Conselho Estratégico é composto por 45 membros e líderes nas áreas ambiental, de cultura, turismo e ciência política, refletindo a pluralidade e o compromisso do Instituto com a inclusão.