Mariana Kotscho
Busca
» FÉRIAS ESCOLARES

5 dicas para hábitos mais sustentáveis durante as férias escolares

Confira dicas para facilitar esse processo, além de opções de passeios educativos durante as férias dos pequeninos

Redação Publicado em 20/07/2023, às 12h00

O descarte adequado das embalagens é uma medida necessária e muito importante para o meio ambiente
O descarte adequado das embalagens é uma medida necessária e muito importante para o meio ambiente

O mês de julho chegou e, com ele, as férias escolares também. A ABIPLAST apoia e promove o consumo sustentável desde a infância, reforçando a destinação adequada dos resíduos e destacando a importância da coleta seletiva e da reciclagem, fundamentais para a sustentabilidade.

Abaixo, a entidade elenca 5 dicas para hábitos mais sustentáveis durante o período de férias, em que normalmente passeios para shoppings centers, parques de diversão e ambientes ao ar livre são mais frequentes.

Retire, se houver, os restos de comida das embalagens: restos de comida dentro das embalagens de alimentos é um problema e tanto para os catadores e recicladores. Se puder, retire os resíduos orgânicos e descarte as embalagens limpas na lixeira para resíduos recicláveis.

Se necessário, lave a embalagem (no caso dos chocolates e sorvetes, pode haver resíduos quando eles derretem, por exemplo): lavar a embalagem com água de reuso facilita o processo de triagem nas cooperativas, visto que sacolinhas ou pacotes limpos deixam o processo de separação mais higiênico, prático, rápido e ágil.

Descarte as embalagens no cesto para recicláveis, quando houver e sempre que possível: além de separar os resíduos, as lixeiras padronizadas com as cores de cada material ajudam a realizar o correto descarte. Atualmente, muitos locais públicos já contam com os cestos de recicláveis e a criançada adora descartar aprendendo as cores. Confira abaixo o significado de cada uma: vermelho: plásticos; verde: vidros; azul: papel e papelão; e amarelo: metais. Em muitos locais, existem também dois tipos de cestos: marrom para resíduos orgânicos e verde para recicláveis, pensados para facilitar o processo e engajar a população.

Procure reutilizar os resíduos que seriam descartados: objetos feitos a partir de resíduos recicláveis podem se tornar novos brinquedos, enfeites e até mesmo pequenas lembranças da infância – aproveite também esse recurso, que é um benefício da economia circular, a reutilização. 

Valorize a realização de atividades que proporcionem reflexão para as crianças e até mesmo para os adultos: a participação em mutirões de plantio de mudas de árvores, visitas a hortas comunitárias, a fazendas que produzem alimentos e a aterros sanitários e cooperativas de reciclagem de sua região, por exemplo, podem estimular a conscientização de hábitos sustentáveis. Também há opções divertidas e educativas como a “Oficina Divertida de Economia Circular - Garra Transformadora" no Museu Catavento, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, que ocorrerá entre 25 e 30 de julho, e contará com uma brincadeira envolvendo separação e destinação correta dos resíduos.

Veja também

No próprio Museu Catavento, também é possível realizar a visita no Espaço Economia Circular do Plástico, promovido pelo Movimento Plástico Transforma, iniciativa criada pelo Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico (PICPlast). Localizado no segundo andar do Museu, a atividade faz parte das exposições de longa duração e reúne desde informações sobre a criação dos plásticos, seus diversos tipos, como eles são aplicados no dia a dia da sociedade, além de jogos e projeções sobre consumo e descarte conscientes, reciclagem e a importância da gestão correta dos resíduos para a evolução da economia circular.

Serviço

Local: Museu Catavento – na Tenda, espaço externo do museu

Endereço: Av. Mercúrio, s/n - Parque Dom Pedro II, São Paulo

Horário de funcionamento: De terça a domingo, das 10h às 16h

Preço: R$ 15 (inteira) ou R$ 7,50 (meia-entrada). Às terças-feiras, o ingresso é gratuito.

Sustentabilidade

A reutilização dos produtos plásticos é uma ação importante de estímulo ao que chamamos de Economia Circular, um conceito que basicamente preconiza a permanência estendida dos recursos no ciclo produtivo. Tanto empresas quanto cidadãos podem e devem adotar hábitos de consumo pautados na gestão eficiente dos recursos e resíduos – isso traz benefícios à sociedade e, no caso das crianças, em particular, ocorre desde cedo o despertar da consciência sobre a responsabilidade em se gerir bem o que o planeta nos provê.

A indústria de transformação do plástico emprega mais de 336 mil trabalhadores no Brasil e, nas etapas de reciclagem, outras centenas de milhares de pessoas na coleta, triagem e reciclagem em todo o país.

Sobre a ABIPLAST

A Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST) representa o setor de transformados plásticos e reciclagem desde 1967, atuando para aumentar a competitividade da indústria. Para isso, realiza ações que promovem novas tecnologias, novos processos, pesquisa de produtos com foco na sustentabilidade, entre outras. A concreta implementação da economia circular na cadeia produtiva está no topo das prioridades da ABIPLAST. A entidade, referência no tema, desenvolve juntamente com seus associados ações que preparem os setores para a nova realidade que se delineia, avançando gradualmente em direção a resultados efetivos. A ABIPLAST representa atualmente mais de 12 mil empresas que empregam mais de 350 mil pessoas.