Como qualquer novidade em tecnologia, a Inteligência artificial merece uma atenção especial - para que se torne uma aliada e não uma ameaça
Alex Paiva* Publicado em 27/12/2024, às 06h00
A facilitação do ensino e personalização da aprendizagem são grandes benefícios que a Inteligência Artificial pode oferecer para a educação. Com o uso de algoritmos que analisam o progresso individual e respondem a dúvidas do aluno, essa tecnologia consegue sugerir conteúdos e atividades que atendam às necessidades específicas de cada estudante. Porém, ainda há ressalvas importantes por partes de gestores e pais ao falarmos sobre o tema, como em relação à confiabilidade das informações que a IA apresenta ao usuário, ao comodismo que a ferramenta proporciona ao estudante e até mesmo à segurança dos dados.
Essa preocupação é legítima, especialmente quando tratamos da IA generativa, que ficou popularmente conhecida pela plataforma ChatGPT. A ferramenta oferece um prompt em branco no qual é possível solicitar respostas sobre qualquer assunto. Justamente por isso, um dos maiores desafios atuais na adoção dessa tecnologia na sala de aula é personalizar o aprendizado e apoiar o desenvolvimento das habilidades críticas dos alunos em um ambiente controlado.
Afinal, queremos garantir que nossos alunos aprendam a partir de fontes confiáveis. A boa notícia é que é possível cercear o conteúdo ao qual o usuário de uma plataforma de IA generativa poderá receber, garantindo com que qualquer interação do aluno esteja em sintonia com os valores pedagógicos e educativos que a instituição defende. Um exemplo próximo é a M.A.R.I.A, plataforma de Inteligência Artificial do Educacional – Ecossistema de Tecnologia e Inovação, que conta com uma equipe dedicada ao monitoramento do uso desse ‘professor auxiliar’ e à manutenção dos limites propícios ao objetivo da ferramenta.
Assim, a IA pode ser uma grande aliada no aprendizado e atuar como uma espécie de tutor disponível o tempo todo. Uma tecnologia pronta para atender às necessidades dos alunos em qualquer ambiente e na hora exata em que eles estão estudando. Uma evolução que proporciona acesso contínuo a recursos educacionais, como respostas para dúvidas e exercícios para praticar habilidades, o que é especialmente útil fora da escola.
Sei que cada estudante é único, com suas dificuldades, interesses e ritmos de aprendizagem. Sei também que a maneira como a tecnologia é utilizada pelo estudante vai ter um impacto direto na sua eficiência, e que nada substitui o professor. De qualquer forma, é importante reconhecer que o recurso da inteligência artificial tem um potencial gigante para se fazer respeitar as particularidades do indivíduo, auxiliar no ensino de acordo com cada perfil e manter os alunos engajados. Isso, para mim, é um verdadeiro avanço pedagógico e não pode ser descartado.
Outro aspecto que valorizo muito é o incentivo ao pensamento crítico e à capacidade analítica dos alunos. Uma das maiores missões da plataforma generativa M.A.R.I.A é justamente essa: criar oportunidades para que os alunos desenvolvam uma postura questionadora e reflexiva. Não estamos apenas transmitindo conteúdos, mas ensinando os alunos a pensar, a questionar e a analisar – o que considero fundamental no processo educativo.
Por mais que a inteligência artificial esteja sendo amplamente debatida nesses últimos anos, estamos apenas no começo de uma transformação intensa. O valor real desse recurso está em como o utilizamos e integramos – no nosso caso, no ambiente educacional. Como toda nova tecnologia, ela precisa ser bem compreendida e administrada, mas é uma verdadeira aliada para tornar o aprendizado mais eficiente, inclusivo e preparado para o futuro.
A IA não veio para ocupar o lugar do professor. Pelo contrário, ela pode atuar como um apoio poderoso, que prepara tanto os alunos quanto educadores para uma cultura de letramento digital mais ativa e colaborativa. É nosso dever, como educadores, evoluir junto e instruir os alunos para o futuro. Vivemos em um mundo no qual a inteligência artificial já faz parte de praticamente todos os setores, e saber lidar com ela de maneira responsável e consciente será uma habilidade fundamental para os próximos anos. Dessa forma, os alunos têm a oportunidade de explorar uma tecnologia que estará cada presente no cotidiano de suas vidas, entendendo como ela funciona e como ela pode ser usada de forma ética e eficiente em suas vidas.
*Alex Paiva, Head de Produtos do Educacional– Ecossistema de Tecnologia e Inovação, área da Positivo Tecnologia para negócios de educação.
Sobre o Aprimora: plataforma adaptativa que personaliza a trajetória de aprendizagem dos alunos com base em seu desempenho. Quando o aluno acerta uma questão, avança em sua trilha de aprendizado individual. Se comete um erro, o sistema automaticamente propõe atividades específicas para tratamento do erro, incentivando a reflexão e a compreensão mais profunda do conteúdo. A solução conta ainda com inteligência artificial generativa, desenvolvida especialmente para o ambiente escolar, garantindo uma experiência pedagógica mais significativa.
Sobre o Educacional - Ecossistema de Tecnologia e Inovação - reúne soluções de apoio à aprendizagem, com soluções como o Hub Educacional, voltado para apoiar novos desafios de gestão, integração e pedagógicos. Área de negócios da Positivo Tecnologia e dedicada à educação, conecta pais, alunos, escolas, edtechs, editoras, empresas nacionais e internacionais em ecossistema único. Veja mais no site do Educacional.