Mariana Kotscho
Busca
» SAÚDE NO CARNAVAL

Carnaval e a saúde do homem: período de festas requer atenção redobrada na prevenção contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)

O urologista Dr. Thiago Tagliari orienta sobre as formas de prevenção de ISTS e explica quais sintomas podem sinalizar algum problema

Redação Publicado em 16/02/2023, às 11h15 - Atualizado às 11h17

O carnaval é conhecido por época de folia e curtição
O carnaval é conhecido por época de folia e curtição

A chegada do carnaval é sempre um período de alerta para os cuidados com a saúde em diversos aspectos, seja da hidratação, alimentação ou de proteção da pele. Dessa forma, o urologista Dr. Thiago Tagliari explica que a época também deve ser de atenção redobrada quando o assunto em questão for a transmissão de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Causadas por vírus, bactérias ou outros organismos, essas infecções são transmitidas, principalmente, através do contato sexual sem o uso de camisinha, masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada. Outro fator importante é que, embora trate-se de um problema que acomete ambos os sexos em igual incidência, determinadas condições são mais facilmente diagnosticadas em homens”, diz Dr. Thiago.

Veja também 

Os principais sintomas de ISTs no público masculino são os desconfortos na região íntima, como coceira e vermelhidão que podem indicar a presença de herpes genital, pediculose pubiana (chatos), ou infecção por citomegalovírus. Já as bolhas, feridas, secreções anormais e verrugas são sinais associados à HPV, sífilis e tricomoníase. Sentir dor ao urinar também pode significar uma IST, sendo uma característica comum da clamídia e gonorreia.

Tagliari ainda alerta que a hepatite B e o HIV também fazem parte das ISTs, porém, apresentam uma variedade de sintomas. “Portanto, o ideal é procurar atendimento médico especializado ao menor sinal de qualquer anormalidade, dor ou desconforto íntimo. Os homens devem procurar o urologista, enquanto as mulheres, um ginecologista. Assim, a partir da análise clínica, ainda em consultório, será possível solicitar exames para detectar o tipo de problema e administrar o tratamento adequado.”

Diante desse cenário, o urologista reforça a necessidade de cuidados redobrados de prevenção durante todo o ano, mas especialmente em períodos como o carnaval, quando os momentos de festa acarretam mais ingestão bebidas alcoólicas, maior probabilidade de relações íntimas e consequente o esquecimento ou descuido no que diz respeito ao uso dos preservativos.