Mariana Kotscho
Busca
» SAÚDE DA PELE

Cuidados com a pele no carnaval devem ser seguidos antes e depois do feriado

A dermatologista Bruna Cassago fornece algumas dicas para quem pretende viajar durante o carnaval

Redação Publicado em 11/02/2023, às 06h00 - Atualizado às 13h26

Foliões precisam lembrar de cuidar da pele nesse momento de diversão
Foliões precisam lembrar de cuidar da pele nesse momento de diversão

Durante o período de carnaval, cuidar da pele pode ficar no fim da lista de prioridades da maioria das pessoas. Porém, a dermatologista Bruna Cassago alerta que o feriado, geralmente repleto de comemorações, calor e um uso intenso de maquiagem deve ser motivo de preocupação redobrada quando o assunto for a rotina de cuidados da derme.

Para quem pretende viajar e aproveitar os dias de sol na praia, o filtro solar com fator de proteção de no mínimo 30 precisa estar no topo da lista de cuidados. E deve ser reaplicado periodicamente para reforçar a proteção contra os raios solares. Outra dica imprescindível é a água termal, que pode ser carregada na bolsa e borrifada no rosto para evitar o ressecamento da pele, além de hidratar e refrescar durante o calor mais intenso”, comenta a especialista.

Cassago também explica que a exposição frequente ao sol pode provocar queimaduras solares que, com o passar dos anos, aumentam as chances de câncer de pele. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), trata-se do tipo de neoplasia mais frequente no mundo. No Brasil, são registrados mais de 175 mil casos por ano.

Veja também 

A dermatologista ainda comenta que o uso de protetor solar e água termal são fundamentais para quem pretende utilizar maquiagem durante as festas. “No caso do protetor, que deve ser passado antes da aplicação da make, existe a opção em spray e até mesmo em pó, evitando assim, que o produto grude na pele ou borre a produção. Para os lábios, a hidratação e proteção pode ser feita com produtos específicos para a região.”

Outro aspecto reforçado pela médica é que, embora uma alimentação saudável deva ser priorizada em qualquer época do ano, durante o carnaval, esse cuidado é ainda mais indispensável, especialmente para quem pretende ingerir bebidas alcoólicas. “Por se tratar de um período em que há mais transpiração, ou seja, mais perda de líquido, as frutas, verduras e legumes são importantes para a hidratação do corpo, assim como o consumo frequente de água. Logo, é crucial que sempre se carregue uma garrafinha.”

Passado o período de festas, Cassago orienta que a normalização da rotina seja fortemente priorizada, o que inclui, além da alimentação e hidratação, boas noites de sono e um retorno gradual das atividades físicas, caso tenha havido paralisação da prática.