Especialista explica importância dos cuidados com os olhos no mês de conscientização sobre a cegueira
Redação Publicado em 06/04/2024, às 06h00
Simbolizada pelo laço na cor marrom, o objetivo do Abril Marrom é conscientizar a população e reduzir a incidência dos principais problemas de visão. A iniciativa é fundamental, já que a maioria dos casos de cegueira é tratável quando diagnosticada precocemente. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), de 60% a 80% dos casos de cegueira são evitáveis.
Segundo Natália Della Rovere, oftalmologista, a cegueira pode ser reversível ou irreversível. Muitos casos de cegueira são tratáveis ou preveníveis. “Algumas causas de cegueira reversível são: catarata, ceratocone ou descolamento de retina (quando tratado com urgência). Já algumas causas de cegueira não reversível são: glaucoma avançado, degeneração macular ou retinopatia diabética”.
A especialista explica que visitas regulares ao oftalmologista são a melhor forma de prevenir doenças que causam a cegueira. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são fundamentais para que o paciente possa manter uma boa visão ao longo da vida.
A campanha pretende chamar a atenção também para a reabilitação e inclusão das pessoas com deficiência visual. Além das doenças tratáveis, existem doenças que não têm cura, nem tratamento e que levam a perda da visão de forma progressiva e irreversível.
“Esse é o caso, por exemplo, das doenças raras e hereditárias da retina. Pessoas com essas doenças possuem diferentes graus de limitação visual, e elas precisam ser incluídas na sociedade. Todas as pessoas têm direito a uma vida independente e com igualdade de acesso”, finaliza Natália.