Mariana Kotscho
Busca
» SAÚDE OCULAR

Dia da Saúde Ocular: confira os principais sinais que podem indicar problemas nos olhos

O oftalmologista Dr. Marcelo Espindola fornece orientações de como cuidar da saúde dos olhos

Redação Publicado em 10/07/2023, às 10h00

É importante evitar ficar muitas horas exposto ao uso de telas
É importante evitar ficar muitas horas exposto ao uso de telas

Celebrado anualmente em 10 de julho, o Dia da Saúde Ocular tem como objetivo reforçar os cuidados com os olhos que devem fazer parte da rotina de todas as pessoas, a fim de reduzir a ocorrência e o agravamento de doenças oculares. De acordo com o oftalmologista Dr. Marcelo Espindola, essa prevenção também pode ser feita por meio da observação de alguns sinais que indicam a presença de problemas na visão.

As principais manifestações se dão através de vermelhidão, sensação de areia ou corpo estranho nos olhos, coceira, lacrimejamento, secreção ocular esbranquiçada ou amarelada, desvio ocular, visão dupla, aumento da sensibilidade à luz, embaçamento visual, tanto para perto quanto para longe, dificuldade de enxergar a noite e até mesmo dores oculares de fraca ou forte intensidade”, diz o especialista.

Veja também 

Dr. Marcelo fornece ainda alguns cuidados indispensáveis para preservar a saúde ocular, como sempre lavar as mãos e evitar de levá-las sujas aos olhos e nunca coçar ou esfregar a região. “Óculos com proteção ultravioleta, quando houver exposição à luz solar, também são fundamentais para prevenir o surgimento de doenças oculares”.

Outro alerta – especialmente para as crianças, estudantes e pessoas que trabalham em escritório – é evitar ficar muitas horas expostas ao uso de telas, como televisão, computadores, tablets e celulares. “Lembrando que quaisquer hábitos saudáveis devem ser cultivados por todas as pessoas, o que inclui não apenas o uso moderado das tecnologias, mas também uma alimentação saudável, o controle de doenças adjacentes e não fumar”.

Diante desse cenário, Dr. Marcelo ressalta a importância do check-up regular. “As consultas oftalmológicas não devem ser procuradas apenas quando surgirem os sintomas, mas realizadas anualmente, a fim de entender o funcionamento do corpo e identificar precocemente quaisquer alterações. Assim, é possível iniciar um tratamento adequado que previna ou controle problemas que afetam significativamente os olhos”, diz Dr. Marcelo.