Música ensina sobre diferentes maneiras de alimentação, como a enteral, e mães atípicas mostram importância e impacto da canção para suas famílias
Redação Publicado em 30/12/2024, às 06h00
Desde a infância, crianças aprendem muito com músicas: como tomar banho, alimentação, importância dos nutrientes etc. A chamada alimentação enteral é essência para milhares de famílias, como a Caroline Gorisch, mãe de Katherine, de cinco anos, que enfrenta complicações como microcefalia e traqueostomia.
Katherine estuda em escola regular e, para chegar lá, Caroline passou por uma série de desafios com ambientes despreparados para lidar com as necessidades da filha – desde a falta de conhecimento dos professores até a curiosidade das crianças ao lidar com o diferente.
“A alimentação enteral, que ainda é cercada de muitos preconceitos. Cada dia de nossas vidas, vemos que a inclusão é fundamental, e o lúdico tem esse poder de abrir diálogos, tanto entre pais e adultos quanto entre as crianças, mostrando que a deficiência não é uma doença, mas sim uma característica que faz parte da vida dessas crianças, e isso é transformador", explica Caroline.
Carla Berrido, é mãe de Bernardo, de sete anos, que nasceu com hidrocefalia e mielomeningocele, passou por inúmeras cirurgias e hoje depende da nutrição enteral para manter seu desenvolvimento saudável. A trajetória de Carla e seu filho é marcada por desafios contínuos, desde os primeiros dias de vida do Bernardo, até os momentos em que tiveram que se adaptar a uma nova realidade alimentar e superar o estigma que muitas vezes acompanha o uso de sondas.
Hoje, quando passeia com Bernardo no shopping, Carla enfrenta muitos olhares curiosos e até comentários de “mas por que não dá um lanche pra ele? Ele olha vocês e fica com vontade”. "É preciso aumentar o conhecimento sobre a alimentação enteral, de uma forma de inclusão que realmente toque o coração das pessoas e não apenas explique algo tão importante de maneira leve, mas também abra espaço para que outras pessoas, tanto crianças quanto adultos, compreendam e aceitem essa realidade", explica Carla.
Em celebração ao final de ano e aos momentos em família, a Prodiet, empresa referência em nutrição enteral, inova ao lançar a primeira canção infantil sobre alimentação enteral: "Tubinho Mágico". O objetivo é promover a inclusão de crianças que utilizam a alimentação enteral como parte essencial de sua rotina, trazendo à tona, de forma lúdica e sensível, a importância da nutrição para todos.
Bernadete Amorim dos Santos, diretora comercial da Prodiet, destaca que a campanha não é apenas uma ação de marketing, mas um presente para as famílias atípicas, que frequentemente enfrentam desafios de aceitação e compreensão sobre a alimentação enteral. "A ideia de criar uma música surgiu da vontade de incluir as crianças que usam a alimentação enteral e que muitas vezes se sentem excluídas socialmente por conta de suas limitações alimentares.
O lúdico é uma forma de aproximar, de incluir, e estamos felizes em poder contribuir para essa causa", afirma Bernadete. “Normalmente, as crianças aprendem sobre alimentação com cantigas infantis. Mas, até hoje, não havia nenhuma sobre alimentação enteral e, para muitas, a sonda é a única maneira de receber nutrientes.
Desenvolvemos o "Tubinho Mágico" como uma maneira de conscientização e inclusão e, mais do que isso, para que a canção seja utilizada por médicos, nutricionistas e professores na hora de explicar as diferenças e a importância do cuidar”, explica Mariana Motta, da Prodiet. A música se destaca pela sua abrangência, alcançando pais, mães e educadores em todo o Brasil. Com isso, a empresa não apenas sensibiliza o público para a realidade das crianças que utilizam sondas para se alimentar, mas também promove um ambiente mais inclusivo e acolhedor.
"Queremos furar a bolha do preconceito e mostrar que essas crianças, como qualquer outra, têm o direito de participar de momentos comuns, como a alimentação, de forma lúdica e especial."
A música "Tubinho Mágico" está disponível nas principais plataformas de música e também pelas redes sociais da Prodiet.