Mariana Kotscho
Busca
» EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Educação Inclusiva: segurança na legislação é fundamental para evitar retrocessos

Com a revogação do decreto que previa escolas especiais para alunos com deficiência, a educação inclusiva avança na luta pela igualdade

Redação Publicado em 05/02/2023, às 06h00

O convívio com a coletividade faz parte do desenvolvimento humano
O convívio com a coletividade faz parte do desenvolvimento humano

Ao longo dos anos, a questão da educação inclusiva x educação especial vem sendo bastante discutida. O conceito se baseia na inclusão das pessoas com deficiência na escola regular convivendo com outras crianças. É comprovado que o convívio contribui para o desenvolvimento das crianças em geral.

Para comprovar as vantagens da educação inclusiva, uma pesquisa realizada pelo CEPI (Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação) do Instituto Jô Clemente (IJC) mostrou que crianças e adolescentes que frequentam as salas de aula comuns apresentam ganhos consideráveis em aspectos como identidade, autonomia, comunicação, linguagem, expressão, relacionamento interpessoal e aprendizagem.

O estudo apresentou os resultados de três anos de acompanhamento de 109 crianças com deficiência intelectual que saíram da escola especial que a Organização mantinha até 2009. Por meio de avaliações, entrevistas com professores e observações, constatou-se que as 62 crianças deste grupo que foram para as escolas regulares apresentaram maior desenvolvimento na comparação com as que foram para escolas especiais, além de grandes conquistas na autonomia, independência, sociabilidade e comunicação, o que demonstra que a educação inclusiva é o melhor caminho para a inclusão.

Veja também 

Para o IJC, “a segregação dos jovens com deficiência intelectual, que acontece com a educação especial, impactaria diretamente nos resultados esperados em aprendizagem e autonomia, já que neste modelo de ensino eles não teriam a oportunidade de conhecer e enfrentar os desafios do dia-a-dia, que já se iniciam na escola. Nós trabalhamos fortemente em todos os âmbitos para promover a inclusão das pessoas com deficiência intelectual. A educação inclusiva é uma pauta que precisa ser debatida por todos”, afirma Roseli Olher, supervisora da Inclusão Educacional do Instituto Jô Clemente (IJC).

Referência nacional na inclusão de pessoas com deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras, o Instituto Jô Clemente (IJC) apoia e auxilia na promoção da educação inclusiva, oferecendo, no contraturno escolar, o Atendimento Educacional Especializado (AEE) para crianças e adolescentes de 4 a 17 anos.

"Por meio do AEE, nós damos suporte direto ao estudante, com o propósito de que o aluno possa construir autonomia a partir dos recursos e potencialidades que possui. Para tal, dispõe de métodos educacionais e estratégias que são definidos de acordo com as características de cada criança/adolescente, favorecendo o rompimento das barreiras nos ambientes sociais, educacionais e familiares”, explica Roseli.

“Os estudantes com deficiência e sem deficiência têm ritmos diferentes, como qualquer pessoa em processo de ensino e aprendizagem, bem como em processo de desenvolvimento humano. Portanto, não é pertinente separá-los e privá-los de convívio, pois é comprovado que se aprende em coletividade”, finaliza Roseli.