Denise Campos comenta sobre a importância dos professores na sociedade
Denise Campos* Publicado em 26/10/2023, às 06h00
Professores e professoras sempre foram, são e serão fundamentais para o desenvolvimento das pessoas e das sociedades. Mediar as ações que colocam o aluno em ação frente ao conhecimento, que o impele a utilizar sua curiosidade e saber cada vez mais, a utilizar esses saberes em prol de seu crescimento pessoal e profissional e, sobretudo, a ser empático, respeitar e refletir sobre opiniões diversas, extrapolar as aparências e compreender com mais profundidade a si próprio e aos outros, não são competências para máquinas e, sim, para homens e mulheres, particularmente, professores e professoras. Educadores que acreditam no poder transformador da Educação!
Ao longo do tempo, professores foram desafiados de maneiras diferentes, mas na contemporaneidade esse desafio assumiu contornos quase inimagináveis: a volatilidade de muitas profissões, o volume de pesquisas, de produção de conhecimento e a tecnologia. Ah! A tecnologia! Quais saberes ela nos desafia a construir?
Saberes são sociais, temporais e plurais. Assim o entendemos, pois se constroem na interação com outros saberes, de pares e de alunos e evoluem com o tempo, desafiados por um mundo mutante, em que somos instigados a ressignificar nossas práticas e a olhar para este mundo sob diferentes perspectivas.
Como nos ensina o educador português António Nóvoa, ser professor é um contínuo vir a ser, é um processo complexo que necessita de tempo para refazer identidades, acomodar inovações e assimilar mudanças.
Nos vemos em um cenário de incertezas e que nos desafia a desenvolver não somente novos saberes, mas uma nova mentalidade, na perspectiva do que Howard Gardner denomina de “As cinco mentes para o futuro” – a mente disciplinada, sintetizadora, criadora, respeitosa e ética.
A beleza da docência reside na possibilidade de ensinarmos, não somente pelo que sabemos, mas por aquilo que somos e acreditamos. É isso que torna nossos professores e professoras tão especiais e insubstituíveis! Arquitetos do futuro e esperança em tempos de incerteza, mentores, tutores, aprendizes eternos em busca de ressignificar o seu saber e o seu fazer.
Hoje, queremos celebrar a esperança e o sonho compartilhado de transformar vidas, reiterando o nosso compromisso permanente de contribuir para a profissionalização dos nossos professores, nas comunidades de aprendizagem consolidadas em nossos espaços de troca de experiência, planejamento e construção coletiva.
É com imensa alegria que vemos, constantemente, realizações que demonstram a construção desse caminho.
Por tudo isso, hoje, no seu dia, professor, professora queremos expressar nosso reconhecimento e profundo agradecimento!
*Denise Campos, Vice-Presidente Acadêmica da Ânima Educação