Mariana Kotscho
Busca
» TABULEIRO

Mais de 50 mil estudantes participaram de festivais do Programa Jogos de Tabuleiro

Número representa um aumento de 60% nas participações nos últimos 3 anos com a retomada dos eventos presenciais pós-pandemia de jogos de tabuleiro

Redação Publicado em 14/02/2025, às 06h00

Jogos de tabuleiro ajudam no desenvolvimento
Jogos de tabuleiro ajudam no desenvolvimento

O Programa Jogos de Tabuleiro, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SME), completou 30 anos em 2024 inspirando e mobilizando estudantes, educadores e comunidade escolar da Rede Municipal da capital paulista. No ano passado foram 77 festivais que mobilizaram mais de 50 mil participações, um aumento de mais de 60% em comparação com os últimos três anos, sendo que 2022 marcou a retomada dos eventos presenciais após a pandemia em que os festivais eram realizados de forma online.

A proposta do programa é promover a participação em festivais internos e externos, formação de professores e imersão em jogos de tabuleiro provenientes de diversas culturas. O programa apresenta ações pedagógicas com os quatro jogos mais representativos dos grandes continentes, sendo Xadrez (Europa), Mancala Awelé (África), Jogo da Onça (América) e Jogo de Go (Ásia).

Veja também

O programa promove o ensino das técnicas dos jogos, bem como aborda questões históricas e culturais. Também valoriza o aspecto lúdico dos jogos como recurso pedagógico e de apoio ao processo de aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes por meio da interdisciplinaridade.

Nós últimos três anos as participações cresceram significativamente, em 2022 os eventos mobilizaram 31.685 estudantes, em 2023 foram 41.047 e em 2024 o número histórico de 50.962 participações, com destaque para a ampla participação feminina que atingiu 54,1% nos Festivais Regionais de Jogo da Onça, 54,4% nos Festivais Municipais de Xadrez, 41% nos Festivais Municipais de Go e 41,1% nos Festivais Municipais de Mancala Awelé.

Neste ano também a SME promoveu o II Festival Rainhas do Tabuleiro para reforçar o compromisso de empoderar e estimular a adesão, participação e permanência feminina nas ações do programa. O evento destinado ao xadrez feminino mobilizou 390 estudantes em 2024, superando a primeira edição em 2023 com 325 estudantes. Todas as estudantes receberam medalha de participação e as 10 primeiras de cada categoria foram contempladas com medalhas de premiação.

Outro destaque é a ampla participação de todas as faixas etárias desde a educação infantil, reforçando o compromisso de incentivar as modalidades desde cedo. Nos Festivais Regionais de Jogo da Onça a participação de crianças da Educação Infantil atingiu cerca de 23,9%.

“Os jogos de tabuleiro são fundamentais para estimular o desenvolvimento de competências e habilidades que fazem a diferença nas aprendizagens em sala de aula. Além de estimular o espírito em equipe, respeito, empatia e valores fundamentais para a formação cidadã.

Esses números do programa refletem a dedicação da Rede Municipal na educação integral dos nossos estudantes”, enfatizou o Secretário Municipal de Educação, Fernando Padula.