As organizações firmaram um Acordo de Cooperação Técnica para qualificar o atendimento feito por 400 profissionais da Central de Atendimento à Mulher
Marjana Borges Antunes* Publicado em 14/05/2024, às 22h47
Diariamente, meninas e mulheres enfrentam violência em todo o mundo. Só em 2022, foram quase 51 mil mulheres que sofreram violência no Brasil. Faz parte do compromisso da Serenas qualificar os serviços de atendimento de meninas e mulheres em situação de violência, promovendo um acolhimento humanizado e efetivo. Com base em nossas experiências e nas evidências, compreendemos que não é necessário reinventar a roda; devemos aprimorar os serviços existentes, em parceria com políticas públicas, de forma a causar impacto em escala.
Instruir sobre o acolhimento humanizado é fundamental para que as vítimas se compreendam como sobreviventes e não responsáveis pela violência sofrida, além de se fortalecerem para seguirem com o processo de denúncia e saída de ciclos de violência.
A Central de Atendimento à Mulher, conhecida como Ligue 180, é um serviço essencial para combater a violência contra a mulher. Em 2023, o canal recebeu 1.558 ligações por dia, totalizando mais de 560 mil ligações no ano. No mesmo ano, o governo federal lançou Plano de Prevenção e Combate à Violência contra a Mulher, envolvendo a articulação entre 9 Ministérios. Entre as 73 medidas instituídas está o objetivo de qualificar o atendimento da Central 180.
O Acordo de Cooperação Técnica assinado pela Ministra Cida Gonçalves e pela Co-fundadora e Diretora Executiva da Serenas, Amanda Sadalla, é um primeiro passo nessa direção. Nele, as organizações se comprometem a promover formações e disponibilizar materiais físicos e midiáticos sobre temas como Raízes e Impactos das Violências de Gênero, Interseccionalidades, Legislações e Tipos de Violências , Acolhimento Humanizado e Autocuidado de quem oferece o atendimento. Tudo isso levando em consideração as necessidades das mulheres em situação de violência, sem esquecer o ponto de vista das pessoas que realizam esse acolhimento diariamente, especialmente no que diz respeito à saúde mental das e dos profissionais.
"A parceria entre o Ministério das Mulheres e a Serenas é uma conquista para as profissionais e as usuárias do Ligue 180. Nossa equipe de atendentes vai receber formação para o acolhimento humanizado e as mulheres que recorrerem ao serviço terão a certeza da escuta qualificada sem o constrangimento da revitimização, além da melhoria do fluxo para os serviços da Rede de Atendimento à Mulher."
Ellen dos Santos Costa, Coordenadora-Geral da Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180
Chamada pelo Acolhimento é uma iniciativa da Serenas e Ministério das Mulheres, em colaboração com o Mapa do Acolhimento e com financiamento da Embaixada Britânica. O objetivo é qualificar o atendimento do Ligue 180 por meio de formações didáticas, rápidas e especialmente eficazes. Além disso, serão disponibilizados conteúdos educativos e formativos para todos os agentes públicos brasileiros que atendem mulheres em situação de violência.
Quer saber mais sobre o acolhimento humanizado e a parceria entre Serenas e Ministério das Mulheres? Participe do lançamento no Webinário Chamada Pelo Acolhimento, dia 15 de maio, às 15h. Clique aqui para assistir.
A Serenas trabalha para tirar diretrizes e leis do papel e torná-las realidade, através de políticas e programas que impactem em escala. Um atendimento bem feito pode salvar a vida de uma mulher em situação de violência.
Nosso trabalho é possível graças ao apoio de pessoas como você. Se se sensibilizou com nossa causa e quer fazer parte dela, que tal nos dar uma mãozinha? Toda contribuição faz a diferença!
*Marjana Borges Antunes, Coordenadora de Comunicação da Serenas, e Amanda Sadalla, Diretora Executiva e Co-fundadora da Serenas.