Mais mulheres estão sofrendo por uso de álcool no Brasil, mas busca por ajuda e reuniões femininas também têm aumentado

Reuniões femininas de Alcoólicos Anônimos cresceram 44,7% e cerca de 2 mil mulheres foram atendidas nos canais de ajuda no último ano

Redação Publicado em 18/02/2025, às 12h00

Crescimento da presença feminina em Alcoólicos Anônimos acontece desde a pandemia - Arquivo: Alcoólicos Anônimos

O consumo abusivo de álcool pelas mulheres tem crescido no Brasil e impactado diretamente a saúde de inúmeras brasileiras nos últimos anos. Estimativa da Organização Mundial da Saúde apontou que o álcool é responsável, em média, pela morte de uma mulher por hora no Brasil, enquanto o consumo abusivo por mulheres de 15 anos e mais subiu de 6,9% em 2016 para 11,8% em 2019.

Os dados assustam, mas chamar a atenção para o alcoolismo em mulher e aumentar a visibilidade aos programas de recuperação têm ajudado na conscientização e na busca por ajuda. Apesar de os estigmas serem mais devastadores nas mulheres, cerca de 2 mil mulheres entram em contato no último ano pelos canais de ajuda da Colcha de Retalhos de Alcoólicos Anônimos, iniciativa de voluntárias alcoólicas de A.A. que tem levado a mensagem de esperança e recuperação de Alcoólicos Anônimos.

Veja também 

A maior procura foi de mulheres na faixa etária dos 35 a 44 anos (24,4%), seguidas de perto pelas de 45 a 54 anos (23,6%). São Paulo (28,2%), Rio de Janeiro (13,8%)e Minas Gerais (12,5%) foram os estados que lideraram esses contatos.

Esse crescimento da presença feminina em Alcoólicos Anônimos acontece desde a pandemia, provocando um aumento de 41% das reuniões de composição feminina, comparando os períodos pré e pós-pandemia. Atualmente são 65 reuniões femininas realizadas semanalmente.

Relatos de muitas mulheres alcoólicas confirmam que no espaço oferecido pelas reuniões de composição feminina, elas puderam expressar seus sentimentos, suas dores e os abusos que sofreram durante o período do uso compulsivo da bebida alcoólica”, destaca Jaira Freixiela Adamczyk, psicóloga e mestre em tratamento e prevenção à dependência química.

Para a mulher interessada, a programação das reuniões femininas presenciais e virtuais está disponível aqui. Quem precisar de ajuda pode ainda entrar em contato pelo Canal de Ajuda ou pelo Whatsapp.

Sobre a Colcha de Retalhos de A.A.

Com início em 2012, a Colcha de Retalhos de A.A. é uma ação de voluntárias alcoólicas de Alcoólicos Anônimos (A.A.) do Brasil, que tem como objetivo transmitir a mensagem de recuperação em A.A., com especial atenção à mulher alcoólica. Entre as ações promovidas estão a realização a cada dois anos do evento Colcha de Retalhos, com sexta edição programada para 2025, em Recife (PE),e eventos mensais com profissionais da saúde sobre a temática do alcoolismo entre as mulheres, além de coordenar as atividades destinadas à criação, manutenção e fortalecimento das reuniões de A.A. para mulheres em todo o Brasil. Atualmente, são realizadas 65 reuniões femininas semanalmente. A programação dessas reuniões, presencial ou on-line, está disponível aqui. Além do site, a Colcha de Retalhos está presente nas mídias sociais: Facebook, Instagram e Youtube. Quem precisar de ajuda pode ainda entrar em contato pelo Canal de Ajuda ou peloWhatsapp.

Canal de ajuda Consumo abusivo de álcool Dependência química Alcoolismo feminino Saúde das mulheres Programas de recuperação

Leia mais

"Segurança no parto está acima de polarização política", defende médica neonatologista


Dados revelam falhas no acompanhamento Pré-Natal


Poder da arte marcial para a saúde mental de mulheres


Saúde e planejamento: chaves para uma gestação tranquila


Endometriose e menopausa: como a doença pode persistir e quais os cuidados necessários