Evento do Crescer Feliz reuniu 360 pessoas entre familiares e crianças com Altas Habilidades ou Superdotação para troca de experiências e muita diversão
Redação Publicado em 21/10/2024, às 06h00
O maior grupo brasileiro de apoio às crianças superdotadas ou com suspeita de superdotação realizou no último final de semana (dia 20) a 3ª edição do seu encontro anual. O piquenique aconteceu em São Paulo, na Camino School, zona oeste da cidade, e contou com uma programação recheada de atividades para as crianças e ações de conhecimento, integração e engajamento para os pais.
“O evento deste ano mostrou o quanto crescemos enquanto comunidade e a importância de lutarmos por essa causa na busca por pertencimento, respeito e atitude da sociedade. A causa da Superdotação também é urgente. Temos crianças em sofrimento de norte a sul do país. Precisamos de luz para esse tema e encontros assim nos ajudam e encorajam a seguir”, conta Roberta Castro, fundadora do grupo.
O evento contou com 100% da participação de parceiros de forma voluntária.
As estações com jogos educativos para as crianças foram realizadas pela Super Cérebro, o Professor Fábio Aparecido ofereceu oficinas de cubo mágico e jogos de lógica, já a Mundo Maker promoveu duas oficinas para montagem de projetos trabalhando o socioemocional das crianças. O Kumon promoveu atividades voltadas para matemática, inglês, português e japonês. E para fechar, a PETE Robótica levou oficinas para todas as faixas etárias para montagem e interação com ROB, o robô da educação infantil.
Além da programação para as crianças, este ano o encontro realizou rodas de conversas com familiares para debater sobre dúvidas e desafios no processo de criação de uma criança atípica. Nesse encontro estiveram presentes Renata Trefiglio (Camino School), Mariana Casagrande (Clínica Casagrande) e Fábio Zsigmond (Mundo Maker).
Tivemos a presença da Mensa Brasil, sociedade de alto QI que reúne indivíduos com habilidades cognitivas excepcionais, com plantão de dúvidas e maquiagem artística facial para as crianças. O evento recebeu, também, Claudia Tozzini Barretto, autora do livro “Ele é Superdotado, e daí?”, autografando exemplares para os convidados.
5 cuidados para proteger os olhos das crianças nas brincadeiras ao ar livre e durante o jogo de videogame
Caminhar Juntos: a arte como trilha para a inclusão
Geração Alpha não quer saber de bonecas: categoria do setor de brinquedos sofre queda de 12% no faturamento
Aprendendo a olhar para sua criança interior
A importância de incentivar a criatividade na educação infantil