Mariana Kotscho
Busca
» LIVROS

"Anjo, Nunca!", de Flávia Reis, é um livro essencial para compreender o universo das pessoas neurodivergentes

Livro foi um dos selecionados para a categoria especial da BRAW Amazing Bookshelf (Hall 30) na Feira de Bologna

Redação Publicado em 29/03/2025, às 06h00

Capa do livro "Anjo, Nunca!" - foto: divulgação
Capa do livro "Anjo, Nunca!" - foto: divulgação

A escola pode ser um ambiente desafiador para todos, no entanto, é mais desafiador ainda para os estudantes que apresentam algum tipo de neurodivergência. Em "Anjo, Nunca!", de Flávia Reis, essa realidade é retratada através da história de uma protagonista que se vê envolvida em uma confusão na escola, tornando-se alvo de registros e exposições cruéis nas redes sociais.

A obra foi uma das 12 selecionadas entre livros brasileiros para integrar a BRAW Amazing Bookshelf (Hall 30) na Feira de Bologna (Itália), um dos eventos mais prestigiados da literatura infantojuvenil. Para efeito de comparação, a seleção contou com 3.858 livros inscritos, de 68 países, dos quais apenas 150 foram escolhidos.

Neurodivergentes pensam de maneira diferente do que é considerado “neurotípico” (pessoas que não apresentam alterações neurológicas, comportamentais ou psiquiátricas).  Esses grupos incluem indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), dislexia, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), superdotação, dispraxia, Síndrome de Tourette, deficiência intelectual, entre outros.

No Brasil, ainda não há dados concretos sobre a porcentagem da população neurodivergente. No entanto, o Censo Escolar da Educação Básica de 2023 revelou um aumento significativo no número de alunos com TEA: de 2022 para 2023, houve um crescimento de 50%, totalizando 607.144 estudantes no Brasil.

De acordo com a Lei Federal nº 14.254 de 2021, o Estado deve dispor o acompanhamento integral para educandos neurodivergentes, tanto em escolas públicas, quanto nas particulares. Essa legislação estabelece que o poder público deve fornecer apoio educacional na rede de ensino, contudo, a realidade é outra. Recentemente, uma reportagem da TV Globo de São Paulo apontou que estes profissionais foram diluídos em várias escolas, aumentando sua carga de trabalho e diminuindo a sua efetividade.

Em "Anjo, Nunca!" a narrativa, em primeira pessoa, expressa o que se passa na mente dessa menina que, enquanto luta para se encaixar em um mundo acelerado, percebe que o esforço para inclusão raramente parte do outro lado.

As criativas ilustrações de Veridiana Scarpelli reforçam essa sensação de desencaixe, utilizando cores primárias e traços brutos para representar um ambiente externo muitas vezes hostil – ora feito de câmeras e flashes de celulares, ora de olhares gigantes e vigilantes.

A narrativa também coloca em evidência a importância do desenvolvimento das competências socioemocionais, como empatia, autorregulação e comunicação, fundamentais para se viver bem em sociedade, sendo neurodivergente ou não. Compreender as emoções, estabelecer relações saudáveis e respeitar as diferenças são habilidades essenciais para a inclusão e o bem-estar de todos.

Doutora em Letras pela USP, trabalhando com a área de Literatura Infantil e Juvenil, a escritora Flávia Reis, que é uma mãe atípica de uma menina adolescente com deficiência intelectual de grau leve, nos leva para perto do assunto, deslocando-nos para o universo do cotidiano até nas tarefas mais simples enfrentadas por pessoas com essas características.

"Anjo, Nunca!" é uma obra que nos faz refletir sobre os desafios sociais, diários não apenas da neurodivergência, mas de todos nós, na medida da importância de construirmos um mundo mais empático e inclusivo.

Veja também

Sobre Flavia Reis

Nasceu em 1975, em São Paulo. É Mestre e Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo, com pesquisa voltada à Literatura Infantil e Juvenil e pós-doutoranda em Literatura Juvenil pela UNESP. Tem diversos livros publicados nesse segmento, alguns deles reconhecidos pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ, constante nos catálogos da Bologna Children’s Book Fair. Em 2020, recebeu o Prêmio de Seleção Cátedra de Leitura da Unesco, pelo livro Maremoto (Editora Ozé), também indicado ao Prêmio Jabuti.

Instagram: https://www.instagram.com/flaviareis_literatura/

Facebook: https://www.facebook.com/flavia.reis

Site: https://www.flaviareis.com.br/

Sobre Veridiana Scarpelli – ilustradora

Nascida em 1978, Scarpelli mora e trabalha em São Paulo.  É formada em Arquitetura e Urbanismo na Universidade de São Paulo.  Em 2012, lançou o seu primeiro livro como autora, “O sonho de Vitório” (Cosac Naify), e começou a gradativamente a se aproximar do mundo da ilustração de livros. Já ilustrou mais de 30 livros de diversos autores. Foi três vezes finalista do prêmio Jabuti – em 2014, 2017 e 2018.

Sobre a PeraBook Editora

A PeraBook Editora, do Grupo Elo Editorial, foi criada com o objetivo de levar para a literatura infantojuvenil temas contemporâneos importantes por meio de projetos de leitura. Seu catálogo se baseia em debates fundamentais, como a necessidade de se voltar para educação socioemocional e a de promover o respeito à diversidade e à pluralidade de ideias.

Serviço - "Anjo, Nunca!"

Autora: Flávia Reis

Ilustradora: Veridiana Scarpelli

Páginas: 35

Faixa etária: 12 a 14 anos

Preço: R$ 56,00

Editora: PeraBook

*Com edição de Marina Yazbek Dias Peres