Mariana Kotscho
Busca
» ANTIRRACISMO

Por uma infância sem racismo, livro de Luana Tolentino e Cristina Sacramento

Livro de Luana Tolentino e Cristina Sacramento, da Papirus, aborda discriminação racial na escola e busca contribuir para a formação e prática docentes

Redação Publicado em 24/02/2025, às 13h00

As autoras Cristina sacramento e Luana Tolentino
As autoras Cristina sacramento e Luana Tolentino

Quais são as possibilidades de enfrentamento ao racismo no cotidiano escolar, sobretudo quando compromete o desenvolvimento e a aprendizagem de crianças negras? Como uma educação antirracista interpela a formação e a prática docente? Considerando essas e outras questões, a Papirus lança Por uma infância sem racismo: Pesquisas, práticas e formação de professores, livro organizado pelas educadoras Cristina Carla Sacramento e Luana Tolentino, que busca ampliar o debate sobre as infâncias e a educação das relações étnico-raciais.

livro luana
Caption

Ao se falar de educação infantil, pesquisas voltadas a esse segmento, em especial a crianças negras, mostram que o desenvolvimento delas fica comprometido, em decorrência das reiteradas práticas racistas no ambiente escolar e de seu consequente silenciamento. Nesse sentido, considerando as duas décadas da promulgação da Lei n. 10.639/2003, que estabeleceu a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana e afro-brasileira nas instituições escolares, e que a partir dela questões relacionadas ao racismo e ao antirracismo ganharam maior visibilidade no campo educacional brasileiro, esse livro vem contribuir para essa discussão tão urgente e necessária.

Veja também

Obra composta por sete capítulos, produzidos por professoras-pesquisadoras de várias partes do país, tem por objetivo chamar a atenção para os impactos da discriminação racial na trajetória das crianças, colaborar com a formação docente e suas práticas, bem como fortalecer a área de estudos sobre infâncias e relações étnico-raciais. Cada autora, a seu modo, nos mobiliza a compreender que é fundamental sensibilizar nosso olhar e nossa escuta no contexto escolar, a fim de incorporar as relações étnico-raciais na agenda de luta antirracista.

As organizadoras — Cristina Carla Sacramento e Luana Tolentino —, reiteram que a escola é um ambiente privilegiado para o combate ao racismo e a formação de indivíduos sensíveis à diversidade. Dessa forma, Por uma infância sem racismo é um livro que traz reflexões, práticas e atitudes que visem garantir a todas as crianças a felicidade de ser e o direito de aprender.

Sobre as organizadoras

Cristina Carla Sacramento é doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atua como professora adjunta no Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).

Luana Tolentino é doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Desde 2019, tem se dedicado à formação inicial e continuada de professores para a educação das relações étnico-raciais. É autora dos livros Sobrevivendo ao racismo: Memórias, cartas e o cotidiano da discriminação no Brasil (Papirus, 2023) e Outra educação é possível: Feminismo, antirracismo e inclusão em sala de aula (Mazza, 2018).