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Em autobiografia, Ju Ferraz fala sobre gordofobia, compulsão alimentar e burnout

Empresária nordestina também é conhecida por impulsionar o movimento sobre o corpo livre e contra a gordofobia

Redação Publicado em 08/03/2025, às 06h00

Ju Ferraz
Ju Ferraz

A formadora de opinião e empresária nordestina Ju Ferraz, conhecida por encabeçar o movimento corpo livre, acaba de lançar sua autobiografia. Publicado pela Editora Nacional, o Empreendedora da Própria Vida é um livro aberto onde a autora conta diferentes momentos da sua vida e traz dicas de como superar alguns desafios, além de reflexões importantes sobre autoestima e autoconhecimento.

Como de costume, Ju é corajosa também no livro ao abrir o coração e contar experiências desafiadoras que vivenciou até aqui, como a síndrome de burnout. “O burnout é uma doença extremamente solitária. Só a autoconsciência e o autoconhecimento podem evitar sermos acometidos por ela.

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Olhar para dentro de si, admitir as fraquezas, reconhecer os pontos fracos, se entender como um indivíduo, não apenas como um funcionário. Voltar a ter uma rotina de descanso, de prazer, de acolhimento. Buscar lugares seguros com pessoas de confiança. Estar em sintonia com um propósito de vida e afinar a intuição. Cuidar do caminho, levando em consideração o futuro. Deixar de lado os pensamentos egoístas, o ego, a ideia de superação acima de qualquer dificuldade”, destaca ela em um trecho do livro.

capa livro
Capa do livro de Ju Ferraz

Outro relato emocionante da empresária é sobre a compulsão alimentar. “A compulsão alimentar começou no dia em que meu pai morreu. Na madrugada, enquanto o corpo jazia no IML, encontrei o prato que minha mãe havia deixado para o jantar dele, dentro do micro-ondas. Era moqueca de camarão, uma de suas comidas favoritas. Comi o prato destinado a meu pai, que nunca retornou para casa, e não parei mais de comer, tentando preencher a falta que fazia a pessoa mais importante de minha vida”.

E, como marca registrada de sua luta pelo respeito e acolhimento aos diferentes corpos, não poderia faltar espaço para falar sobre gordofobia. “Infelizmente, esse preconceito é bastante comum. O sobrepeso ou a obesidade estão associados a valores desabonadores no meio corporativo, como desleixo, preguiça, insatisfação pessoal, baixa autoestima, falta de foco ou de força de vontade. Já ouvi de pessoas com corpos-padrão que não se sentiriam à vontade para contratar pessoas de corpos grandes. É preciso desconstruir essa imagem da pessoa gorda como menos capaz de assumir compromissos ou de bater metas. Tal associação foi alimentada, por anos, pelas revistas de moda e, mais recentemente, pelas redes sociais”.

Mais do que relatos e dicas, a autora também convida as leitoras para uma escrita terapêutica em algumas partes da obra. Ela acredita que esse exercício pode ajudar a organizar os sentimentos e fortalecer a leitora para vencer os desafios.

Com depoimento de três grandes artistas, Preta Gil, Sabrina Sato e Cléo Pires, o livro, segundo a autora, tem “o objetivo de empoderar mulheres por meio da liberdade financeira, promovendo a aceitação de nossas vulnerabilidades, e, acima de tudo, reforçando nossas qualidades”. 

O livro Empreendedora da própria vida: crie o futuro que você merece já está disponível no site da Amazon. A versão impressa está no valor de R$ 69,90,

Sobre a autora

Juliana Ferraz é empresária, palestrante, influenciadora digital, formadora de opinião e comunicadora. Idealizadora do evento B.O.D.Y., movimento sobre corpo livre e bem-estar, e sócia e diretora de negócios da Holding Clube e colunista da Forbes Mulher. Nas redes sociais, compartilha conteúdos sobre autoestima, autoaceitação e liberdade financeira, engajando uma comunidade com mais de 170 mil seguidores.

Sobre a Editora

A Companhia Editora Nacional foi fundada em 1925 por Monteiro Lobato e Octalles Marcondes. O criador do icônico “Sítio do Pica Pau Amarelo”, além de autor, também foi editor e tradutor, além de responsável por diversas inovações na indústria do livro – desde a importação de novas tecnologias de impressão até uma revolução nas dinâmicas de distribuição.

Depois de 50 anos de um grande trabalho, a Companhia Editora Nacional foi adquirida pelo Grupo IBEP, que se transformou em uma das maiores companhias brasileiras do mercado do livro. 2020 foi o ano que marcou uma grande mudança na editora, que compreende uma reflexão sobre a nossa marca e a redefinição das nossas propostas de valor.

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