Mariana Kotscho
Busca
» ODONTOLOGIA

Turismo odontológico: cresce o segmento que coloca o Brasil entre os destinos mais desejados pelos estrangeiros

Aos menos 180 mil estrangeiros procuraram o Brasil para tratamento odontológico

Redação Publicado em 21/08/2022, às 06h00

A qualidade do tratamento no país é considerado um dos melhores do mundo - Foto: Dr. Rogério Penna / Divulgação
A qualidade do tratamento no país é considerado um dos melhores do mundo - Foto: Dr. Rogério Penna / Divulgação

Nem só de praias paradisíacas, clima tropical, natureza exótica e sabores únicos vive o turismo brasileiro. Uma nova modalidade no setor chama cada vez mais a atenção de viajantes do mundo todo.

Dados do Governo Federal indicam que pelo menos 180 mil pessoas vêm ao Brasil todos os anos para atendimentos em saúde, entre eles, o tratamento odontológico.

“Nós temos um critério altíssimo de qualidade que nos coloca como o melhor serviço odontológico do mundo a um preço altamente competitivo para as moedas de fora”, explica Rogério Penna, cirurgião-dentista do Instituto mais procurado no País.

Com a proximidade das férias americanas e europeias, fica ainda mais disputada a agenda do profissional que ensina um protocolo exclusivo de atendimento aos pacientes estrangeiros a outros especialistas da Odontologia Estética. “Nessa época de alta temporada nos Estados Unidos e na Europa, é no coração do Brasil que estão muitos americanos, espanhóis, portugueses e pacientes de outras nacionalidades”, conta o fundador do IRP (Instituto Rogério Penna).

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis e o Sindicato hoteleiro de Goiânia, quase 30% (25,7%) dos hotéis estão com reservas fechadas para turistas que chegarão à cidade nos próximos dias para cuidar da saúde bucal. A maioria tem horário marcado no Instituto, que fica no maior complexo de saúde do Centro-oeste brasileiro, no mesmo endereço de outras grifes médicas no Estado de Goiás como o Hospital Albert Einstein. Pelo IRP já passaram pacientes de mais de 16 nacionalidades, o Instituto atende pelo menos um estrangeiro a cada dez dias.

Na maioria dos casos, quem desembarca na capital goiana com essa finalidade está em busca de um sorriso repaginado pelas lentes de contato dental, facetas de porcelana ou implantes dentários e antes de passar pelos procedimentos experimenta uma recepção de hotel de luxo na sala de espera do consultório, inclusive com direito a taças do melhor champagne.

Veja mais

O pacote começa numa consulta online na língua do paciente de fora, “nesse momento, ele fala das expectativas, tira todas as dúvidas e são traçadas as estratégias para o atendimento presencial”, detalha o principal dentista do IRP. “Depois, os pedidos de exames são enviados para uma avaliação minuciosa, que é confirmada presencialmente”, completa Rogério Penna.

O paciente recebe todas as explicações sobre os procedimentos no idioma que domina do começo ao fim do processo e tem garantida uma hospedagem cinco estrelas com a cortesia de três diárias, além do uso de spa e a programação de um roteiro de passeios e experiências gastronômicas conduzido por um motorista bilíngue.

Quem vem ao Instituto Rogério Penna leva do Brasil um tratamento odontológico de ponta e a lembrança dos principais pontos turísticos daqui”, comenta Rogério, que figura no setor como referência desde 2014. “Nós temos equipamentos de última geração e técnicas muito avançadas da Odontologia Digital, como por exemplo, escaneamento intraoral, uso de impressoras 3D, anestesia computadorizada, aplicação de laser cirúrgico e outros aparelhos sofisticados”, diz.

O Brasil é o país com mais cirurgiões-dentistas do planeta e se destaca no cenário global como centro de qualidade de ensino e pesquisas em diversas especialidades odontológicas. Aqui estão localizadas três Faculdades Públicas que estão entre as dez melhores do mundo, sendo elas USP, Unesp e Unicamp, de acordo com a classificação europeia realizada pelo laboratório de pesquisa SCImago Lab, associado ao Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC), que considerou 7.500 Instituições de Ensino Superior para o rankeamento.

Recentemente, o Conselho Federal de Odontologia foi anfitrião de 10 países para discutir modelos de excelência de atendimento, tudo porque o turista que vem em busca do tratamento odontológico brasileiro literalmente sorri como nunca.