Mariana Kotscho
Busca
» SEGURANÇA INFANTIL

Férias escolares: saiba como manter as crianças em segurança!

Orientações para garantir entornos seguros e protetores para meninos e meninas nesse período de férias

Erika Tonelli* Publicado em 25/07/2022, às 17h22 - Atualizado em 30/07/2022, às 17h22

Imagem Férias escolares: saiba como manter as crianças em segurança!

As férias escolares do mês de julho chegaram, as crianças estão animadas para descansar, brincar e aproveitar novas experiências junto da família e amigos. Mas, para que esse período seja apenas lembrado por dias felizes e muita curtição, é preciso que os adultos responsáveis pelos meninos e meninas tenham uma atenção especial com a prevenção de acidentes.

Vale sempre preparar um planejamento, desde a escolha do destino dos passeios ou viagens aos cuidados nos momentos de diversão. Por isso pais e responsáveis precisam considerar uma grande variedade de riscos, sobretudo com o alerta nos aumentos de casos da Covid-19, é hora de revisar este check-list.

Dar preferência a destinos que ofereçam atrativos ao ar livre, com pouca aglomeração e que sejam perto de casa, e, claro, não dar férias às máscaras em ambientes fechados e higienizar sempre as mãos das crianças, continuam sendo cuidados necessários neste momento.

Veja também:

Veja as orientações para garantir entornos seguros e protetores para meninos e meninas nesse período

  1. Na casa de familiares e amigos ou no local de hospedagem, verifique as condições de segurança antes de permitir que crianças brinquem livremente pelo ambiente e redobre a atenção. Muitas vezes, esses lugares podem não estar preparados para evitar acidentes. 
  2. Atente-se principalmente aos produtos de limpeza, higiene e medicamentos. Eles devem ser guardados longe do alcance das crianças.
  3. Observe ainda se janelas e sacadas possuem redes ou grades de proteção. Se não houver, o ideal é manter todas trancadas ou ainda avaliar uma forma de impedir o acesso de meninos e meninas.
  4.  No ambiente onde serão realizadas atividades com as crianças, faça uma avaliação das condições de conservação dos equipamentos ou brinquedos que serão utilizados e sua validade.
  5. Faça uma análise detalhada da casa! Com o frio comum do inverno, as crianças e adolescentes podem ficar mais tempo dentro de casa, o que aumenta o risco de acidentes domésticos. Certifique-se que não haja nenhum produto ou objeto perigoso ao alcance de meninos e meninas. Caso encontre algo que represente um risco, guarde-o em local fora do alcance deles. Você encontra mais dicas para prevenção de acidentes em casa no nosso E-book Casa Segura!
  6. Faça uma inspeção nos brinquedos, procurando danos que possam causar algum tipo de machucado ou acidente, como uma parte pequena prestes a se soltar ou quebrada com pontas afiadas ou arestas. Caso encontre algum problema, conserte o brinquedo imediatamente ou mantenha-o fora do alcance da criança até que ele esteja seguro para ser utilizado.
  7. Na hora da diversão e das brincadeiras, atenção ao soltar pipa. Essa é uma atividade que só deve ser realizada em lugares abertos e longe da fiação elétrica, como praças e parques. Outra brincadeira comum, como andar de patins, bicicleta ou skate requer atenção aos equipamentos de segurança: as crianças devem usar capacete, cotoveleiras e joelheiras, que evitam o risco de lesões graves em caso de queda. 
  8. Na piscina, praia, rio ou outro ambiente aquático, a supervisão constante e atenta de um adulto é fundamental. O equipamento de segurança mais indicado é o colete salva-vidas. Se estiver em um ambiente público, verifique se há́ salva-vidas no local e siga sempre as recomendações desse profissional. 
  9. Quando o passeio exigir o deslocamento por automóvel, mesmo em curtas distâncias, lembre-se sempre de usar o dispositivo de retenção adequado para cada idade, peso e altura.
  10.  O uso exagerado de celulares pelos adultos responsáveis é um grande problema. Cuidar de uma criança deve ser feita com um olhar atento e afetuoso, não pode ser feita dividindo o foco com outra coisa. Se não tiver atenção, o responsável só vai notar o problema quando escutar o choro da criança e às vezes pode ser tarde demais.

Aproveite esse momento para estreitar os laços familiares, proporcionando momentos de vínculo, escuta e partilha. Durante as férias com a possibilidades de passeios e momentos prazerosos preze sempre pela cultura do bem cuidar de crianças, oferecendo um cuidado de qualidade.

Vale ainda destacar que em 2021 as principais causas de internação de crianças foram: queda (44%), queimadura (19%), sinistros de trânsito (10%). Então precisamos ter um olhar ainda mais atento para estes tipos de acidentes.

Com essas dicas, curta muito as férias, mas sem esquecer da segurança das crianças!

*Erika Tonelli é Especialista em Entorno Seguros e Protetores da Aldeias Infantis SOS.