O maio cinza tem como principal objetivo alertar e conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce dos tumores de cérebro
Redação Publicado em 10/05/2024, às 10h47
Esse tipo de câncer é caracterizado por um tumor que se forma no cérebro. O cérebro humano é o órgão mais importante do SNC (Sistema Nervoso Central) que é formado por vários tipos de células e tecidos conhecidos como neurônios. Os neurônios são as células mais importantes no cérebro e são eles os responsáveis pela nossa capacidade de pensamento, movimento voluntário, linguagem, julgamento e percepção, além das funções de movimento, equilíbrio e postura.
Segundo a neurocirurgiã Adriana Libório, o tumor cerebral é o crescimento anormal de células dentro do crânio que pode levar a compressão e lesão de estruturas normais do cérebro. Podem ser benignos (lentos ou menos agressivos) ou malignos (cancerosos, de rápido crescimento ou mais agressivos). “São provocados por alterações genéticas, hereditárias ou adquiridas pela exposição a fatores ambientais e/ou ocupacionais. Os tumores de origem das células do cérebro ou do seu entorno imediato, geralmente permanecem dentro do cérebro e é classificado como tumor primário. Já os tumores de origem de outros lugares do corpo e que se espalham para o cérebro, na maioria das vezes através da corrente sanguínea, é classificado como tumor metastático”, explica a especialista.
As características mais comuns dos sintomas são dores de cabeça, com surgimento repentino e intenso, crises convulsivas, alteração das funções neurológicas como por exemplo perda da força e tato dos membros, perda da audição, visão turva, problemas na fala, dificuldade de raciocínio e compreensão, mudanças comportamentais, dificuldade de equilíbrio e sonolência acentuada.
O diagnóstico é realizado através de exames físicos, exames clínicos e neurológicos durante a consulta médica. Também são realizados os exames laboratoriais e de imagens como a ressonância magnética, tomografia computadorizada, além do exame de biópsia, campimetria e eletroencefalograma em alguns casos.
As opções de tratamento dependem do tamanho e localização do tumor, e pode ser realizado por meio de cirurgia, quimioterapia e radioterapia, terapia alvo – molecular e imunoterapia – de forma individualizada para cada paciente, sejam tumores primários ou secundários. Prevenção O câncer pode ser reduzido com mudanças de hábitos saudáveis. Como não existe causa relacionada ou fatores de risco conhecidos para os tumores cerebrais com exceção da exposição à radiação, dessa forma a maioria dos tumores do SNC não pode ser evitado.
Sobre o câncer existem evidências reais que comprovam a relação entre os hábitos de vida e o desenvolvimento de tumores.