Mariana Kotscho
Busca
» JULHO LARANJA

Julho Laranja: campanha incentiva ortodontia preventiva e cuidados com a saúde bucal das crianças

A especialista em odontopediatria Dra. Fabiana Porsani orienta sobre a importância da prática diária de hábitos saudáveis e cuidados com a saúde

Redação Publicado em 17/07/2023, às 14h00

O ideal é que o acompanhamento com um dentista seja iniciado desde os primeiros meses de vida
O ideal é que o acompanhamento com um dentista seja iniciado desde os primeiros meses de vida

Criada para conscientizar a população sobre os cuidados ortodônticos precoces, a campanha Julho Laranja também busca estimular o desenvolvimento de hábitos saudáveis nas crianças desde muito cedo. Segundo a especialista em odontopediatria Dra. Fabiana Porsani, a ortodontia, especialidade que corrige os dentes e ossos maxilares posicionados de forma inadequada, também auxilia na prevenção de problemas na fase adulta.

“O ideal é que o acompanhamento com um dentista seja iniciado desde os primeiros meses de vida, antes mesmo do nascimento dos dentes de leite. Assim, com a identificação dos problemas de maneira precoce, também se facilita o tratamento, contribuindo para intervenções mais simples, menos custosas e com maiores benefícios”, diz a especialista.

Dra. Fabiana também comenta que a campanha foi estrategicamente idealizada no mês de julho, pois se trata do período em que os pais mais procuram a ortodontia infantil em função das férias escolares. “O tratamento nessa fase ajuda a evitar complicações que impactam diretamente na qualidade de vida e no desenvolvimento das crianças, em questões como comunicação, autoestima e nutrição”.

Veja também 

​A prevenção de doenças e problemas bucais ainda pode ser promovida a partir da prática diária de hábitos saudáveis, que deve ser estimulada pelos pais e responsáveis. “A adoção de uma alimentação balanceada, assim como uma higiene bucal adequada, com escovação e fio dental, são fundamentais para a preservação da saúde, não apenas dos dentes, mas de todo o organismo. Boas noites de sono também são imprescindíveis”, diz Porsani.

​Diante desse cenário, Dra. Fabiana reforça que os pais não esperem até o início da queda dos dentes de leite para procurar um dentista. Segundo a especialista, a maioria das pessoas tem o costume de levar as crianças para uma consulta apenas quando os problemas ou a má formação dos dentes começam a aparecer, o que é um erro.
“Afinal, o acompanhamento precoce sempre será o melhor tratamento, já que o dentista poderá conduzir um adequado nascimento e alinhamento dos dentes, além de fornecer os cuidados indispensáveis para evitar o surgimento de diversas doenças. Ou seja, com zelo e responsabilidade desde a infância é possível garantir um sorriso mais radiante e saudável para o resto da vida”, pontua a odontopediatra.