Mariana Kotscho
Busca
» ENDOMETRIOSE

Endometriose impacta a vida de milhões de brasileiras

Saiba como a endometriose pode impactar a produtividade e a saúde de milhões de mulheres

Dr. Lucas Simões* Publicado em 01/04/2025, às 06h00

A endometriose pode provocar dores - pexels
A endometriose pode provocar dores - pexels

A endometriose é uma doença crônica que está presente na vida de 10% das mulheres em idade fértil, o que corresponde a 8 milhões de brasileiras.

Possui inúmeros sintomas debilitantes e que atrapalham a qualidade de vida e produtividade dessas mulheres. Um estudo norte americano estima que mulheres com endometriose perdem 6 horas de trabalho na semana devido os sintomas da endometriose.

Os sintomas mais comuns da endometriose são a dor pélvica intensa no período menstrual, por vezes limitante, infertilidade, distensão abdominal, dor na relação sexual, dor lombar e alterações no ritmo intestinal, seja diarreia ou prisão de ventre.

Veja também

E quando falamos sobre infertilidade, temos na endometriose a sua maior causa. De acordo com dados do Ministério da Saúde, a endometriose pode causar algum grau de infertilidade em 40% dessas mulheres.

Infelizmente não temos como prevenir a endometriose, mas temos como identificá-la no início dos sintomas, através de exames de imagem, como a ultrassonografia ou ressonância magnética.

Assista ao Papo de Mãe sobre endometriose

Um problema é que muitos desses sintomas são inespecíficos e parecem com muitas outras doenças. Além desse fato, há uma cultura de que é normal a mulher ter dor no período menstrual e poucos médicos acabam desconfiando de endometriose, levando então essas mulheres a demorar de 6 a 8 anos para ter o seu diagnóstico.

Uma vez diagnosticada a endometriose, o ideal é que a paciente procure atendimento médico especializado nessa doença, seja no SUS ou rede privada, que conseguirá seguir para o melhor tratamento. Inicialmente esse tratamento se baseia em um tripé: dieta, atividade física e medicamentos hormonais. Esse é o que chamamos de conservador e irá melhorar muito a qualidade de vida de 60 a 80% das portadoras de endometriose.

Então ter uma vida mais saudável é um dos primeiros passos para melhorar todos os sintomas decorrentes dessa doença. Na alimentação, podemos diminuir o consumo de laticínios, glúten, alimentos processados e carne vermelha, dando preferências a frutas, verduras, grãos integrais e peixes.

Quando esse tratamento conservador não funciona e a mulher continua a ter sintomas, então está indicada a cirurgia, com o objetivo de retirar todos os focos da endometriose. Sabemos que o tratamento cirúrgico, quando bem indicado e realizado, é o único a realmente eliminar totalmente os focos da doença.

E com a cirurgia, além da melhora dos sintomas, podemos aumentar de 50 a 80% as chances de gestação de forma natural, sendo o melhor tratamento para infertilidade relacionada à endometriose.

Importante a paciente portadora de endometriose saber que, embora seja uma doença crônica, existe opção de tratamento, deixando a doença silenciosa e tendo muito mais qualidade de vida.

*Dr. Lucas Simões é médico especialista em cirurgia ginecológica