Mariana Kotscho
Busca
» EDUCAÇÃO

Memória, resistência e futuro: Semana Emilia Ferreiro reúne mais de 20 ações formativas on-line, gratuitas e abertas

Entre 5 e 8 de maio de 2025, educadores e pesquisadores se reúnem para celebrar a obra de Emilia Ferreiro e discutir a alfabetização

Redação Publicado em 05/05/2025, às 06h00

Semana de alfabetização - pexels
Semana de alfabetização - pexels

Entre os dias 5 e 8 de maio de 2025, a Rede Latino-americana de Alfabetizaçã promove a Semana Emilia Ferreiro, uma celebração internacional dedicada memória, à obra e à atualidade do pensamento de uma das maiores referências no campo da alfabetização. O evento celebra o aniversário de nascimento de Emilia Ferreiro e o Relançamento da Rede Latino-Americana de Alfabetização (em 2023) e convida educadores, pesquisadores e instituições de toda a América Latina arefletirem sobre o direito à alfabetização plena, a partir de uma perspectiva construtivista psicogenética.

A programação reúne mais de 20 ações formativas gratuitas e on-line, com instituições convidadas do Brasil, México e Argentina — incluindo universidades públicas, organizações da sociedade civil e núcleos nacionais da própria Rede. Os encontros abordarão temas como currículo, leitura e escrita na infância, práticas pedagógicas, políticas públicas, formação de professores e investigações atuais na área da alfabetização.

Veja também

Destaques da programação incluem:

● Palestra de abertura com Valéria Ferreiro e Arizbeth Soto, direto da Fundação Garcia-Ferreiro (México);

●Café Pedagógico com grandes pesquisadoras latino-americanas, como Ana María Kaufman, Delia Lerner, Mónica Alvarado e Mirta Castedo;

● Mesas com o Ministério da Educação do Brasil e com a Província de Buenos Aires (Argentina), apresentando duas experiências institucionais que têm se destacado no cenário latino-americano por reafirmarem o compromisso com uma alfabetização crítica e socialmente referenciada;

● Universidades como USP, UFBA, UERJ, UNICAMP, UFPI, UNLP, UNR e IVC apresentando com pesquisas e experiências formativas.

● Organizações da sociedade civil como Roda Educativa, Avisa Lá, Avante, Instituto Chapada (ICEP) e outras, compartilhando ações realizadas no campoda formação de  professores alfabetizadores, comprometidas com a justiça social.

Além dos encontros síncronos, a programação conta com o espaço “Compartilhe sua prática”, no qual professores e escolas podem divulgar ações inspiradas nas Premissas da Rede, fortalecendo o intercâmbio de práticas e saberes.

As inscrições devem ser feitas individualmente para cada evento, por meio da plataforma Sympla. Todas as ações contam com certificação e terão suas gravações disponibilizadas posteriormente no canal da Rede no YouTube.

Saiba mais aqui.