Mariana Kotscho
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Confira dicas para tirar de letra a segunda fase dos principais vestibulares

Em dezembro começa a maratona de provas para os estudantes que almejam uma vaga na USP, Unesp e Unicamp

Redação Publicado em 30/11/2023, às 06h00

É importante estar preparado para o vestibular
É importante estar preparado para o vestibular

Para os estudantes que buscam uma vaga em uma universidade a maratona de vestibulares continua neste mês de dezembro. Nada de férias por enquanto, a hora é de revisar conteúdo e entender as características de cada prova, em especial da Fuvest, Unicamp e Unesp.

Segundo a prof.ª Ana Paula Franzini Otrenti, o primeiro ponto para essas provas é entender que as matérias da segunda fase são direcionadas para a área do curso escolhido e para desenvolver uma boa prova a primeira dica é reforçar o conteúdo das matérias, para isso “aconselho que façam as provas da segunda fase, atentando-se para a forma de organização da resposta, com objetividade e clareza”. Sobre a redação da Unesp e USP é importante que o candidato trabalhe o senso crítico, evidenciando o posicionamento e nada de proposta de intervenção na conclusão. Esta deve conter a retomada das ideias e da tese e, a professora aconselha o candidato a finalizar a conclusão com análise crítica ou previsão para o futuro, segundo Ana “deve-se fazer a criticidade de forma sucinta na conclusão.” Ana também ressalta que a USP aborda tanto temas objetivos, quanto temas mais subjetivos, assim é importante estar preparado para ambos os perfis temáticos.

Sobre a Unicamp a professora reforça a importância de se estudar os gêneros textuais e as características que os compõem. Vale lembrar que a Unicamp não traz em seu edital lista de gêneros a serem cobrados na proposta de redação, por isso, ler as redações acima da média disponíveis no site da Comvest, auxilia os candidatos a se prepararem para a redação.

Todos os estudantes devem aproveitar esse período para refazer as provas de vestibulares anteriores e treinar redação. “Uma saída é pedir para um professor ler o texto e apontar as melhorias a serem feitas, avaliar se o aluno não fugiu do tema e se o texto está adequado, ter esse retorno é muito importante para aprimorar o texto”, explica a professora.

Segundo ela, as provas de segunda fase para Unesp, USP e Unicamp são questões dissertativas. E aqui está outra dica, a gramatica precisa estar intacta. “Os vestibulares cobram bastante a elaboração de respostas bem redigidas, e analisam erros ortográficos, de regência, pontuação e concordância, essa dica vale para todas as disciplinas de humanas e biológicas, que exigem respostas textuais, diferente de ciências exatas, as quais cobram dos candidatos mais cálculos”, afirma Ana.

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Dentre os conteúdos gramaticais mais cobrados nas provas de Língua Portuguesa, que é para todos os cursos, estão: semântica das conjunções, funções do “que”, pronomes, regência verbal e nominal, concordância verbal, pontuação, uso de artigos dentro da função textual, advérbios, processo de formação de palavras análise sintática e morfossintática.

Ana Paula também entende que esses vestibulares são mais conteudista, portanto, o candidato deve estudar bem o perfil da prova e prestar atenção na forma como são elaborados os enunciados de cada disciplina, além de atentar-se a questões de vocabulário.

Dicas na hora de fazer a redação:

A Fuvest segue um modelo bem tradicional de avaliação cobrando uma dissertação argumentativa, sem apresentar um problema, diferentemente das redações propostas pelo Enem. A banca exige a análise de um fenômeno sociológico, filosófico e comportamental. “Suas propostas de redação são conhecidas por proporem reflexões abstratas e filosóficas”, comenta Ana Paula.

Já a Unesp, com base nos últimos temas das provas, pode traçar um perfil mais sociológico e o tema envolve conectivos como “e” / “ou” na redação. É fulcral o candidato atentar-se a essas conjunções e para a Unesp, ´posicionar-se logo na introdução.

A redação da Unicamp é uma avaliação de leitura e escrita. Ela trabalha com gêneros, por isso não se deve esperar um texto dissertativo convencional. “O candidato deve ter claro qual a proposta temática e efetivar o que está sendo solicitado, passo a passo”, explica.