Mariana Kotscho
Busca
» VESTIBULAR

A preparação emocional para os alunos que farão ENEM

Estudantes aprendem técnicas de meditação e respiração para controlar a ansiedade antes do ENEM

Redação Publicado em 04/11/2022, às 06h53

A preparação para o ENEM exige muito estudo
A preparação para o ENEM exige muito estudo

A preparação para o ENEM envolve muitas horas de estudo e coloca os jovens sob forte pressão psicológica, porque a prova é um momento chave para o futuro acadêmico e profissional deles. Para amenizar essa tensão, que pode resultar em crises de ansiedade ou insônia, o Colégio Visão, de Goiânia, criou uma nova disciplina para os alunos do 3º ano do Ensino Médio se prepararem emocionalmente para as provas.

Semanalmente, os estudantes podem aprender técnicas de respiração, meditação e mindfulness. Dessa forma, estarão mais preparados para ter concentração na hora da prova e conter a ansiedade que é natural nesses momentos decisivos da vida.

Há quase dois meses, alunos do Ensino Médio do Colégio Visão estão criando esse novo hábito para o “sextou e a aula optativa está ganhando cada vez mais adeptos.

Os jovens às vezes nos relatam que foram mal em uma prova por estarem ansiosos, contam que foram vítimas daquele “branco”, provocado pelo nervosismo e a tensão da prova. Pensando nisso, encontramos essa forma de ajudá-los a se concentrarem em suas capacidades e pensarem positivamente, potencializando o trabalho e a dedicação de meses de estudo. As aulas os deixam emocionalmente preparados também”, explica Any Aparecida, diretora do colégio.

Veja também

A cada aula, ela vê o número de alunos interessados na nova disciplinacrescer. “Eles vão indicando a aula um ao outro porque perceberam que são técnicas que podem ser utilizadas em qualquer prova e momento da vida”, finaliza a diretora do colégio.

Sobre o ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi instituído em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Em 2009, o exame aperfeiçoou sua metodologia e passou a ser utilizado como mecanismo de acesso à educação superior. Desde 2020, o participante pode escolher entre fazer o exame impresso ou o Enem Digital, com provas aplicadas em computadores, em locais de prova definidos pelo Inep.