Atividades gratuitas e voltadas para todas as idades acontecem nos dias 12, 15 e 16 de outubro no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro
Redação Publicado em 10/10/2022, às 06h00
O Dia das Crianças será celebrado com uma programação cheia de atividades educativas e lúdicas no Museu do Amanhã. Para marcar a data, o equipamento cultural prepara uma agenda com contação de histórias que prometem encantar todo o público mirim, abordando os temas como longevidade e da ancestralidade indígena.
Além disso, as atividades incluem brincadeiras com musicalidade e uso de materiais transformáveis para fazer com que as crianças possam experimentar sensações e texturas. Uma oficina educativa vai colocar os pequenos em contato com o tema da mobilidade e serão realizadas além duas edições da “Horta do Amanhã”, que dão oportunidade para que as crianças saibam mais sobre os modos de produção e consumo e sobre o acesso à alimentação saudável e de qualidade. Bebês e crianças de até 12 anos poderão participar e terão direito a dois acompanhantes por atividade.
Para todas as atividades, é necessário se inscrever. As vagas são limitadas.
Pequenos Terráqueos
Local: Observatório
Horários: das 10h30 às 11h30 (Sessão para bebês de 0 a 2 anos e 11 meses); das 11h45 às 12h45 (Sessão para crianças de 3 a 6 anos)
Descrição: Utilizando da música e de materiais transformáveis, brincamos com as crianças! De dentro das sacolas-surpresa, saem bacias que viram chapéus, que viram tambores, bolinhas que são comidinhas pra sopa, tecidos que viram capas de princesas e super heróis e o que mais a imaginação criar.
Inscrições:
A atividade é limitada a 50 pessoas e dois acompanhantes por criança.
Experimentar: Oficinas educativas do brincar:
Local: Rampa Externa - Lateral Leste
Horários: 14h30 às 15h30
Descrição: Com a temática mobilidade, o Museu promove a oficina de carrinho de rolimã para crianças de 8 a 12 anos.
Inscrições:
A inscrição deve ser feita neste link e a atividade é limitada a 25 pessoas.
Contação de Histórias:
Local: Átrio
Horário: 16h às 17h
Descrição: Contação de histórias da tradição oral dos povos originários do Brasil, por Anderson Barreto, com o tema da longevidade e da ancestralidade indígena. A floresta tem muita história pra contar. Uma delas narra as aventuras da onça verdadeira, outra conta sobre uma mulher que conversava com a montanha e ainda sobre um rato medroso e os ensinamentos de um pajé. Entre contos e cantos, o Museu abrirá espaço para reflexão e perspectivas de vida mais integradas com os ciclos da natureza. Inspirados pela obra dos escritores indígenas Kaká Werá Jecupé e Ailton Krenak, a atividade abrirá espaço para a brincadeira, o respiro e o sonho.
Inscrições:
A inscrição deverá ser feita por este link. A atividade é destinada a crianças a partir de 6 anos e limitada a 50 pessoas.
Horta do Amanhã com o Instituto Comida e Cultura (ICC)
Data: 15/10
Horário: 15h às 16h30
Local: Átrio
Descrição: Nesta edição extraordinária, o público é convidado para uma experiência de colheita e compartilhamento de ideias sobre o direito a uma alimentação adequada e saudável. Em parceria com o Instituto Comida e Cultura, a atividade prática e relacional promove a reflexão sobre alimentação e o entendimento dos diferentes níveis de processamento dos alimentos proposto pelo Guia Alimentar para População Brasileira. Na sequência, ocorre uma vivência coletiva através da colheita na horta do Amanhã, localizada na área externa do Museu.
Inscrições:
A inscrição deve ser feita por este link e limitada a 30 pessoas. Classificação indicativa: para crianças entre 8 e 12 anos.
Horta do Amanhã com a CARPE
Data: 16/10
Horário: 15h às 16h30
Local: Átrio
Sinopse: O Programa Educativo do Museu do Amanhã em parceria com a CARPE apresenta uma oficina gratuita de Hortas Agroflorestais Urbanas com apresentação teórica dos princípios e conceitos da agrofloresta trazendo como base a biodiversidade e a possibilidade da agrofloresta urbana. Além de um momento todo especial para pôr a 'mão na massa' com o manejo e replantio das espécies cultivadas na Horta do Amanhã.
Inscrições:
A inscrição deve ser feita por este link e limitada a 30 pessoas. Classificação indicativa: para crianças entre 8 e 12 anos.
Endereço: Praça Mauá, 1 – Centro, Rio de Janeiro
Horário de funcionamento: Terça a domingo, das 10h às 18h
Ingressos: inteira: R$ 30 e meia-entrada: R$ 15. Às terças-feiras a entrada no Museu do Amanhã é gratuita.
Os ingressos podem ser adquiridos on-line ou na bilheteria física (horário de funcionamento: de terça à domingo, das 10h às 17h, sendo possível a realização do pagamento dos bilhetes de visitação através de cartão de crédito, débito e dinheiro).
O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão - IDG. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo. Exemplo bem-sucedido de parceria entre o poder público e a iniciativa privada, o Museu conta com o Banco Santander como patrocinador máster, a Shell Brasil, ArcelorMittal, Grupo CCR e Instituto Cultural Vale como mantenedores e uma ampla rede de patrocinadores que inclui Engie, Americanas, IBM e B3. Tendo a Globo como parceiro estratégico e Copatrocínio da Light e Raia Drogasil. Conta ainda com apoio de EY, Sodexo, EMS, Rede D’Or, White Martins, Bloomberg, Colgate, Chevrolet Serviços Financeiros, TechnipFMC, Universidade Veiga de Almeida, Unimed-Rio, Dataprev e Granado. Além da Accenture e o British Council apoiando em projetos especiais, contamos com os parceiros de mídia Artplan, SulAmérica Paradiso e Rádio Mix.