Mariana Kotscho
Busca
» DIA DAS CRIANÇAS

Cerca de 200 crianças terão acesso a tratamentos odontológicos gratuitos em comemoração ao Dia das Crianças

Realizado pela Associação Israelita Fortunée de Picciotto, o objetivo é levar mais alegria e cuidados odontológicos para os pequenos

Redação Publicado em 10/10/2022, às 06h00

Evento é realizado desde 2019
Evento é realizado desde 2019

A Associação Israelita Fortunée de Picciotto, entidade beneficente de atendimento odontológico infantil, sediada no bairro do Bom Retiro, região central de São Paulo, realiza no próximo dia 14 de outubro uma festa em sua sede para celebrar o Dia das Crianças. A comemoração está se tornando uma tradição na entidade, que desde 2019 realiza a festa. Durante o evento, as crianças terão à disposição diversas recreações como: oficina de massinha caseira, musicalização, escultura em balão e o camarim fashion com tatuagens lúdicas, spray colorido no cabelo e pintura facial. Além disso, o cardápio também será apetitoso: mini hot dog, mini hambúrguer, pipoca, algodão doce, batata frita, refrigerante, suco, mini pizza e lanche de carne louca.

Aproximadamente 200 crianças, serão previamente agendadas para passar o dia na instituição e todas poderão se divertir com as brincadeiras e guloseimas sob a condição de passarem por atendimento odontológico durante o dia. Os sete consultórios estarão em atendimento durante a festa e irão disponibilizar: limpeza, técnicas de escovação, aplicação de flúor - esse, especialmente para quem tiver risco, médio ou alto, de cárie. Não serão realizados todos os procedimentos de uma vez, cada paciente vai ser atendido de forma personalizada e de acordo com a necessidade.

Segundo a Dra. Nádia Salem, diretora técnica responsável pela Associação Israelita Fortunée de Picciotto, a celebração é uma retribuição a todo carinho que eles recebem ao longo do ano. “É muito gratificante ver a diferença que nós fazemos na vida dessas crianças, muitas delas chegam aqui para o primeiro atendimento com vergonha de sorrir e o nosso trabalho permite devolver esse gesto tão puro para elas. A festa de Dia das Crianças é mais uma forma que encontramos de poder levar mais alegria para a vidinha delas, mas claro, sem deixar os cuidados de lado, pois eles ganham a festa mas tem que passar pelo atendimento com a nossa equipe”, ressalta a diretora.

Veja também

A Associação não possui fins lucrativos, existe desde 2014 e foi fundada pelo Sr. Vivian de Picciotto, que transformou o sonho de criança numa oportunidade para jovens em situação de vulnerabilidade social. 

Eu não tive acesso a esse tipo de atendimento, na minha época ir ao dentista era sinônimo de trauma, dor e medo e prometi a mim mesmo que se eu tivesse condições iria oferecer um tratamento melhor para as crianças”, afirma Sr. Picciotto.

Nesses oito anos, a instituição já realizou mais de 80 mil atendimentos em crianças e adolescentes, entre 2 e 17 anos. Por mês, são realizados cerca de 1.300 atendimentos, em média, por uma equipe de dentistas especialistas, técnicos e auxiliares. Em parceria com diversas entidades sociais reconhecidas, como Gerando Falcões, Fundação Abrinq, UNIBES e outras, é realizada uma triagem com ajuda de uma assistente social, para encaminhar as crianças que precisam do tratamento odontológico.

O espaço físico de 400 metros quadrados, conta com uma infraestrutura completa com recepção interna para agendamento de consultas e espaço lúdico e atrativo para as crianças, área de espera com TV para os responsáveis. São sete consultórios para tratamento e cuidados clínicos e uma área exclusiva de escovação e educação para o aprendizado da higienização bucal com bancada e pias apropriadas. O local conta ainda com sala de limpeza (expurgo) e esterilização dos materiais e instrumentais, cozinha, refeitório, sala de descanso e vestiários para os funcionários.

Os serviços oferecidos são gratuitos para as famílias que não podem pagar pelo tratamento, mas a Associação também tem opções de tratamento, como o ortodôntico, por exemplo, que são pagos.


Hoje não existe uma clínica filantrópica que ofereça os mesmos serviços que nós, principalmente com o nível de excelência, qualidade e biossegurança que temos aqui”, reforça a Dra. Nádia.