Mariana Kotscho
Busca
» CRIANÇAS

Crianças aprendem a escrever cartas

Oficina inédita da Fábrica de Cultura incentiva as crianças a declararem seus sentimentos no mês das mães

Redação* Publicado em 30/04/2024, às 06h00

As oficinas duram cerca de uma hora e acontecem antes do show Cartas de Amor, da cantora Tiê
As oficinas duram cerca de uma hora e acontecem antes do show Cartas de Amor, da cantora Tiê

Envelope, selo, lacre, papel de carta… para muitas crianças, estes elementos só existem na ficção como no filme do Harry Potter. As cartas — mesmo com o avanço tecnológico — ainda podem fazer parte da rotina em ocasiões especiais como o Dia das Mães. “As cartas jamais vão deixar de existir”, explica Ivy Farias, que oferece uma oficina na Fábrica de Culturas para as crianças aprenderem como colocar suas emoções no papel.

 “Aprendi a escrever cartas na escola”, lembra Ivy, que é advogada, escritora e jornalista. “Esta oficina também tem este intuito, de instruir sobre seus elementos essenciais e os direitos básicos”, explica ao ressaltar que a Constituição garante o sigilo e a inviolabilidade das cartas.

As oficinas duram cerca de uma hora e acontecem antes do show Cartas de Amor, da cantora Tiê. Para Ivy, as crianças adoram descobrir como era a troca de correspondências e ficam fascinadas com a escrita das mesmas: “é como se estivéssemos abrindo um novo mundo para elas. Analógico mas igualmente lúdico, divertido e fascinante”.

Veja também

Serviço Oficina de Cartas Para Crianças de 8 a 12 anos

Sapopemba - 02/05/2024 (quinta-feira)

São Bernardo do Campo - 16/05/2024 (quinta-feira)

Curuçá - 23/05/2024 (quinta-feira)

Cidade Tiradentes - 24/05/2024 (sexta-feira)

Belém - 28/05/2024 (terça-feira)

Itaim - 29/05/2024 (quarta-feira)

A partir das 13h

Gratuito, não é necessário inscrição

A escritora tem disponibilidade para entrevistas.

Sobre Ivy Farias

É advogada, jornalista e escritora premiada no Programa de Ação Cultural (PROAC) 2020 promovido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Tem sete livros publicados, com destaque para Entre Tempos e Escrever Direito: Manual de Escrita Criativa Para Carreiras Jurídicas por sua editora, A Palavrista. Oferece oficinas de escrita criativa em terminais de ônibus em parceria com a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbano).

Sobre as Fábricas de Cultura

As Fábricas de Cultura são espaços de acesso gratuito que oferecem diversas atividades artísticas. Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, as Fábricas oferecem uma programação cultural diversificada. Nas unidades você encontrará cursos, atividades, bibliotecas e estúdios de gravação. Desenvolvido desde 2007 pelo Governo do Estado com recursos do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento e da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, o Programa Fábricas de Cultura objetiva estimular o desenvolvimento integral dos indivíduos e grupos, por meio da valorização e ampliação de universos culturais e de situações de convivência e experimentação artística, bem como incentivar e potencializar a articulação de redes de produção e de circulação cultural. Em 2023, por exemplo, mais de 9.000 disponibilizações de espaços e equipamentos foram realizadas pelas Fábricas de Cultura do Setor A, bem como 850 eventos, 296 apresentações de teatros, danças e encontros, 1.032 exibições de filmes, além dos 13 festivais. Ao total, o público foi de aproximadamente 557.552 pessoas.