Especialista explica os benefícios do trabalho com cubo mágico
Fábio Aparecido* Publicado em 19/03/2024, às 06h00
Olá a todos, sou professor de matemática há 22 anos na SEDUC-SP e Centro Paula Souza (ETEC), sou parceiro e apoiador da "Crescer Feliz!", participei de vários programas na televisão como: TV Cultura, Canal Futura, TV Globo (G1 e Como será?) e fui mencionado pelo Ministério da Educação – MEC por 3 anos consecutivos apresentando atividades de matemática.
Quando falamos em cubo mágico, logo pensamos num brinquedo tridimensional onde somente pessoas com altas habilidades conseguem concluir a sua montagem.
Mas na verdade é como uma receita de bolo onde você segue algumas etapas até atingir o objetivo desejado que é a montagem completa.
Este brinquedo foi criado em meados da década de 70 e logo caiu no gosto das crianças, adolescentes, adultos sendo um dos brinquedos mais vendidos no mundo.
Quais são os objetivos do cubo mágico?
Pela minha experiência de mais de 10 anos no projeto cubo mágico, que aplico nas escolas e eventos com crianças e adolescentes, entre os principais objetivos estão o trabalho da leitura(espacial), interpretação, concentração, raciocínio lógico, valorização da autoestima, coordenação motora e a socialização.
E ainda tem mais, quando a criança ou adolescente conclui todas as etapas da montagem, já aprende a sensação da superação de novos desafios que é muito importante no dia a dia.
Além do que, funciona como uma “atividade física” para o cérebro, você realiza a montagem uma vez ao dia e torna o seu raciocínio mais ágil e rápido.
Com tudo isso que acabei de mencionar o cubo mágico quando utilizado principalmente nas crianças e adolescentes ajudam na aprendizagem dos conteúdos escolares, independentemente da disciplina. Isso serve para os adultos também.
Aproveite, participe, aprenda, isso ajuda na valorização da criança e do adolescente.
“Um abraço e sucesso nos seus desafios!”
*Professor Fábio Aparecido é licenciado, bacharel, especialista em Matemática, professor do Centro Paula Souza e na SEDUC-SP. Seus projetos foram mencionados pelo MEC (Ministério da Educação) por 3 anos.