Escola de Santos utiliza Criando Juntos, da startup De Criança Para Criança (DCPC), para estimular o aprendizado dos estudantes na Copa
Redação Publicado em 25/11/2022, às 06h00
No Brasil, país do futebol, a Copa do Mundo é tema de toda sorte de conversas e debates e também de aprendizado escolar. A escola Progresso Bilíngue de Santos utilizou o programa Criando Juntos, da startup De Criança Para Criança (DCPC), para trabalhar o assunto em sala de aula. O resultado é o vídeo, em inglês, A Challenging World Cup (Uma Copa do Mundo Desafiadora), feito pelas crianças.
A produção, com desenhos, roteiro e narração dos pequenos, cita os jogadores Cristiano Ronaldo, Messi e Neymar, companheiros do Paris Saint-Germain e entre os melhores do mundo, e cria confrontos entre os países que eles defendem, Portugal, Argentina e Brasil.
A proposta do Criando Juntos é colocar as crianças como protagonistas de suas histórias. Com a metodologia, a startup De Criança Para Criança, plataforma inovadora de ensino híbrido, estimula o interesse dos estudantes pelos diferentes aspectos das disciplinas escolares. Os alunos, sob mentoria do professor, criam, desenham e narram histórias, baseadas nos conteúdos propostos pelas diferentes áreas do conhecimento.
As animações tratam do universo infantil, na perspectiva dos pequenos. Qualquer tema ou assunto pode ser transformado em vídeo no Criando Juntos. Depois de pronto o material, professor e alunos enviam o conteúdo (história, desenhos e narração) pelo celular, através da plataforma colaborativa desenvolvida pelo De Criança Para Criança, para que a equipe produza desenhos animados.
Já são mais de 800 animações produzidas pelo programa disponíveis no Youtube. “De forma lúdica e integrada, as crianças são estimuladas a produzir conteúdos que têm relação com suas realidades, desenvolvendo conhecimento ao mesmo tempo em que refletem sobre a sociedade e valores sociais. Todo o conceito do trabalho é definido pelas próprias crianças, com apoio do professor. Uma grande inovação no ensino e aprendizagem”, afirma o sócio da startup, Vitor Azambuja.
O programa De Criança Para Criança oferece um leque de metodologias de educação híbrida para escolas de todo o mundo. Do futuro para a escola, a proposta da Startup é oferecer às crianças a oportunidade de serem protagonistas, colocando-as no centro da aprendizagem. Através de uma metodologia chamada "Criando Juntos", os professores são orientados a serem mediadores, fazendo com que os próprios alunos desenvolvam conhecimento sobre temáticas diversas. A partir de discussões, constroem coletivamente histórias, fazem desenhos e gravam locuções relativas às narrativas criadas, que, enviadas através de uma plataforma colaborativa, serão transformados em desenhos animados feitos pelo De Criança Para Criança, expandindo os horizontes educacionais.